Compare as respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO, PROPRIEDADES E ÍNDICES DOS SOLOS (1ª PARTE)

CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I Prof. Salomão Silva Neto

Tipos de Solos
• •

QUANTO AO TAMANHO DAS PARTÍCULAS – NBR 6502:95 Bloco de rocha – Fragmentos de rocha transportados ou não, com diâmetro superior a 1,0 m. Matacão – fragmento de rocha transportado ou não, comumente arredondado por intemperismoou abrasão, com uma dimensão compreendida entre 200 mm e 1,0 m. Pedregulho – são fragmentos de rocha, com dimensões maiores que 2 mm. Areias – possuem dimensões variando de 0,06 mm a 2 mm, são ásperas ao tacto, e, estando isenta de finos, não apresentam plasticidade.







Tipos de Solos
• •

QUANTO AO TAMANHO DAS PARTÍCULAS – NBR 6502:95 Siltes – são solos de granulação fina queapresentam pouca ou nenhuma plasticidade. É formado por partículas com diâmetros compreendidos entre 0,002 mm e 0,06 mm. Argilas – São solos de granulação muito fina ( menor que 0,002 mm) que apresentam características marcantes de plasticidade e elevada resistência, quando secas.




As argilas quando secas e desagregadas, dão uma sensação de farinha, ao tacto, e, quando úmidas são lisas(sensação de sabão).

Interesse Geotécnico
 

Qual é o tipo de solo? Argiloso, arenoso, silte argiloso??? Propriedades físicas – consistência, compacidade,

permeabilidade, etc.
   

Possui ou não capacidade de suporte? É estável? Sob quais condições? Possui características drenantes ou não drenantes? Possui coesão? É expansível ou colapsivo? ETC……

Identificação por inspeçãoexpedita


Consistem na descrição de todos os aspectos perceptíveis da amostra do solo, como:
   

a textura, a cor, o odor (solos orgânicos), a presença de minerais evidentes, etc.,

a partir de uma análise simples baseada principalmente nos sentidos (visão, olfato, tato, até mesmo o paladar!) e/ou uso de instrumentos comuns ou rudimentares (lâmina de gilete, folha de papel, água ousaliva!)... e na experiência pessoal.

Identificação por inspeção expedita


Teste visual (exame de granulometria) Consiste na observação visual do tamanho, forma, cor e constituição mineralógica dos grãos do solo. Permite distinguir entre solos grossos e finos. Teste do tato (sensação ao tato) Consiste em apertar e/ou friccionar entre os dedos, a amostra de solo: os solos “ásperos" são decomportamento arenoso e os solos "macios" são de comportamento argiloso.



Identificação por inspeção expedita


Teste do corte Consiste em cortar a amostra com uma lâmina fina e observar a superfície do corte: sendo "polida”(ou lisa), trata-se de um solo de comportamento argiloso; sendo "fosca" (ou rugosa), trata-se de um solo de comportamento arenoso. Teste da resistência do solo secoConsiste em tentar desagregar (pressionando com os dedos) uma amostra seca do solo: se a resistência for pequena, trata-se de um solo de comportamento arenoso; se for elevada, de solo de comportamento argiloso.



Identificação por inspeção expedita


Teste da mobilidade da água intersticial (dilatância). Consiste em colocar na palma da mão uma pasta de solo (em umidade escolhida) esacudi-la batendo leve e rapidamente uma das mãos contra a outra. A dilatância se manifesta pelo aparecimento de água à superfície da pasta e posterior desaparecimento ao se amassar a amostra entre os dedos: os solos de comportamento arenoso reagem sensível e prontamente ao teste, enquanto que os de comportamento argiloso não reagem.

Identificação por inspeção expedita


Teste de plasticidade (ouda "cobrinha") Consiste em umedecer uma amostra de solo, manipular bastante essa massa entre os dedos e tentar moldar com ela uma “cobrinha": se isto não for possível, o solo é arenoso. Se for possível, mas ela se quebrar ao se tentar dobrá-la, o solo é areno-argiloso. Se a cobrinha se dobrar, mas se quebrar ao se tentar fazer um círculo, o solo é argiloarenoso. Se a cobrinha for dobrada em...
tracking img