Compare as respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Governança Corporativa – texto 1

Organização

Muitas vezes utilizada quando queremos nos referir à empresa: “Trabalho em uma organização multinacional”. Também relacionada ao verbo organizar: “A organização deste trabalho não está boa”. Podemos também entender como qualquer associação de pessoas em busca de objetivos definidos.

Empresa

A empresa é um tipo de organização cuja finalidadeé desenvolver e oferecer produtos e serviços para satisfazer as necessidades de seus clientes e, dependendo do caso, possui o lucro como meta a ser perseguida a fim de perpetuar a sua existência.

Administração

Podemos definir como um processo de tomada de decisões e de realizar ações
por intermédio de quatro processos fundamentais: planejamento, organização, direção e controle.Eficiência e sistema

Eficiência? Sistema? Vamos por parte. Eficiência é uma relação (divisão) entre resultado obtido e o esforço (ou recursos) utilizado para obter esse resultado (esforço aqui pode ser dinheiro, tempo, combustível etc.). Imagine duas pessoas que digitaram 100 contratos. Só que uma digitou em 60 minutos. A outra em 80 minutos. Partindo do princípio de que a meta era a digitação de 100contratos, ambas a alcançaram, ou seja, foram eficazes.
A diferença é que uma foi mais eficiente, pois 100/60 é maior que 100/80. Ou seja, uma delas digitou mais contratos por minuto, aproveitando melhor cada minuto gasto. Faça você as contas!
O que é um sistema? É um conjunto de partes que trabalhando de forma interdependente, contribuem para um mesmo objetivo. Você é um sistema? Certamente, poisvocê é um conjunto de órgãos que está trabalhando interligado, em que um depende do outro e sofre pela ausência do outro, a fim de permitir a sua vida. Assim é a empresa. Veja o esquema a seguir:

[pic]

Pensemos um pouco. O sistema precisa ser alimentado com inputs, entradas do sistema: matéria-prima, tecnologia, dinheiro, máquinas, equipamentos, móveis, água, luz, combustível, informações,pessoas, sem os quais não há um processamento Para gerar saídas (produtos e serviços). É claro que essas não são as únicas saídas. Que tal acrescentar nelas pessoas demitidas, poluição, dejetos, informações?
Só que a empresa não está isolada no espaço. Ela está dentro de um ambiente que pode ser favorável ao seu crescimento ou levá-la ao fracasso. Você lembra de alguma empresa cuja mexida noambiente externo levou-a à falência?
Chegamos, portanto, à seguinte conclusão: a administração precisa governar a empresa de forma a garantir que todos os recursos utilizados no sistema-empresa sejam utilizados para obter os melhores resultados com eficiência e que o negócio não seja afetado por forças contrárias à sua sobrevivência, desejo de seus Stakeholders.

Stakeholder – (em português, parteinteressada ou interveniente) é um termo usado em administração que se refere a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são um elemento essencial ao planejamento estratégico de negócios. De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em umprocesso, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

Texto 2

Conceito de Governança Corporativa
Talvez fosse interessante definir a disciplina “explodindo” as duas palavras que fazem parte do seu nome.
GOVERNANÇA = vem do latim “gubernare”, que significa governar.
Aí nós podemos fazer uma ponte com TGA elembrar que governar nos remete ao conceito de dirigir, que é uma das funções da administração, lembra?
O desenho a seguir lhe é familiar? Pois é, ele nos diz que são quatro as funções da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Podemos dizer, então, que o ato de governar está intimamente ligado ao ato de
dirigir. E mais além: no nosso caso também ao ato de controlar. Portanto,...
tracking img