Compare as respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercados

Professor: Luís Carlos Romeiro


Teoria Econômica

1 – Definição e Objeto da Economia.

Economia: o problema da escassez dos bens e serviços que suprem as necessidades dos homens está longe de ser resolvido, o que explica ser a Ciência Econômica o estudo da escassez e estar classificada entre as ciências Sociais.

Riqueza: a riqueza de um país num determinadomomento é a soma dos recursos naturais disponíveis, mais sua população e tudo o que tiver sido produzido e preservado pela economia do país durante a sua existência.

Teoria Econômica: é o ramo do conhecimento humano que estuda as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços numa sociedade.

Agentes Econômicos: são os indivíduos que fazem parte da economiae desempenham diferentes papéis, como o consumidor, o empresário, o operário etc.

Fatores de produção: são os recursos empregados pelo homem para produzir os bens e serviços. Compreendem o trabalho humano, o capital e os recursos naturais.

Bens: mercadorias que resultam da produção econômica e que direta ou indiretamente satisfazem às necessidades humanas, como alimentos, roupas pontes,etc.

Serviços: são determinados atos executados por indivíduos ou empresas que satisfazem às necessidades, mas que não têm uma existência concreta ou tangível, como uma consulta médica, um telefonema etc.


2 – Os Problemas de Natureza Econômica.

O problema fundamental da economia: é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidadeshumanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como Lei da Escassez.


Quatro perguntas fundamentais:
- o que produzir? – indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços a produzir;
- quanto produzir? - reconhece a limitação existente nadisponibilidade dos fatores produtivos;
- como produzir? – é uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços;
- para quem produzir? - envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.



3 – O Sistema Econômico

Sistema econômico: é a reunião dos diversoselementos (os fatores de produção) que participam da produção de bens e serviços para atender às necessidades da sociedade.

Unidade produtora: é a instituição que reúne e organiza os fatores da produção com o objetivo de produzir um determinado bem ou serviço.

Bens e serviços de consumo: são os bens e serviços que se destinam ao atendimento direto das necessidades das pessoas.

Bens e serviçosintermediários: são os bens e serviços que entram na produção de outros bens e serviços.

Bens de Capital: são os bens que aumentam a eficiência do trabalho humano.


Composição do Sistema Econômico


- Setor primário: constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais, voltadas para atividades agrícolas, pecuárias e extrativas. Atividades agrícolas,pecuárias e extrativas.
- Setor secundário: constituído pelas unidades produtoras dedicadas às atividades industriais, por meio das quais os bens são transformados. Industrias de automóveis, de refrigerantes etc.
- Setor terciário: formado pelas unidades produtoras que prestam serviços, tais como instituições bancárias, empresas de transportes, hospitais, comércio etc.


A Circulação noSistema Econômico


Circulação: é o processo através do qual os fluxos de renda e de produto circulam entre as entidades do sistema econômico, possibilitando-lhes cumprir adequadamente o seu papel.


Macroeconomia e Microeconomia


Microeconomia: é a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos individualmente, como o consumidor e a empresa.

Macroeconomia: é a parte da...
tracking img