Comparação dentológica entre policia militar e odontologia

4114 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO
Tratar de um assunto referente a um conjunto de valores submete-nos a um contexto social repleto de normas e princípios intrínsecos não só ao homem, mas também em toda espécie animal, desde os tempos mais primitivos. Mesmo com a atual estrutura e as mais complexas formas de organização de um grupo, é certo que todas ocorreram sob “normas” impostas pelos próprios integrantes, visando o bem e a organização do grupo para assegurar sua continuidade na história. Fenômenos históricos se desenrolaram com o passar dos tempos até chegar aos dias atuais, consolidando a nossa vida em sociedade e normatizando certos valores de suma importância, dando origens aos novos meios de controle e concretizando aquilo que viria a ser chamado de Estado.
Define-se “ética” pelo termo “conjunto de princípios”, ou seja, valores adquiridos através da cultura, educação, cotidiano e pela própria vivência em um determinado círculo social. Todo ser que está ligado por relações em um grupo, adquire, inconscientemente, traços originados da coletividade da qual está inserido. Tais regras regulam o modo de agir e orientam o comportamento das partes envolvidas no processo de formação de uma cultura característica do grupo. Não obstante, a consolidação desse processo de formação de princípios ocorre mediante o cumprimento das “regras” pelos elementos da sociedade, destacando o valor moral de cada indivíduo frente a coerção presente nas ações afetivas. Em síntese, a moral se fundamenta na obediência às normas, hábitos e costumes culturais.
Analisando alguns processos históricos, é possível notar mudanças sobre organização das normas e diferentes culturas, cada qual com suas peculiaridades. No entanto, a ideia abstrata de se fazer cumprir certos preceitos julgados corretos pelos grupos é a essência de todos eles. Aproximadamente em 1700 a.C., na Mesopotâmia (atual Irã), o rei Hamurabi redigiu um conjunto de leis escritas, que viria ser denominado, posteriormente, por “Código de Hamurabi”,

Relacionados