COMPARAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS DE ENGRENAGENS ênfase em engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais das normas DIN e AGMA.

2303 palavras 10 páginas
1 INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos e a melhoria da tecnologia tem-se notado um grande aumento no desempenho dos equipamentos e diminuição do seu tamanho tendo assim maior portabilidade e facilidade de manutenção e fabricação obtendo uma eficiência maior em sua função. Com os maquinários de engenharia não foi diferente, as máquinas tem que ser cada vez mais rápidas e fortes, e ao mesmo tempo manter ou diminuir seu tamanho. Um redutor consiste basicamente em um trem de engrenagens, uma relação entre pinhão e coroa que faz uma determinada relação de transmissão transformar alta velocidade e pouco torque em baixa velocidade e muito torque. O trem de engrenagens consiste em transmissão de forças entre dois pares de engrenagens, sendo elas denominadas pinhão e coroa. O pinhão é a engrenagem de entrada, ou seja, é ele que fica no eixo de entrada que recebe diretamente a força motora do sistema, o pinhão também tem como característica ser a engrenagem de menor tamanho que transmite forças por contato direto para a coroa que é a engrenagem de tamanho maior, a diferença de tamanho entre as engrenagens é que nos da o valor da relação de transmissão que pode ser dada pela divisão do diâmetro externo da coroa pelo diâmetro externo do pinhão.

Desenho 1 – Par de Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos Essa característica é muito usada não só em equipamentos de fabricação, mas em muitas coisas do cotidiano, como um relógio, dentro dele há diversas engrenagens trabalhando em conjunto, cada uma com uma relação de transmissão especifica que determina sua precisão em hora, minuto e segundo.

A relação de transmissão não é feita apenas por engrenagens, pode ser feita por outros métodos como polias e correntes por exemplo, a polia também é bastante usada, principalmente quando se quer transmitir torque e ou velocidade entre dois pontos muito distantes, o que seria muito caro de ser fazer com um ou mais pares de engrenagens, as correntes também são muito usadas,

Relacionados