comparaçaoentre a colonizaçao da america portuguesa,inglesa e espanhola

1306 palavras 6 páginas
As diferenças entre a colonização espanhola e a colonização portuguesa eram, inicalmente, mínimas, mas ambas as políticas coloniais foram divergindo ao longo dos tempos, e dessas resultou a América do Sul como hoje a conhecemos: Vários estados sul-americanos ex-colónias espanholas, resultantes de uma desintegração da América Espanhola; e o Brasil, a única possessão portuguesa na América do Sul, no entanto, ocupante de 52% do território sul-americano. Isto porque a excelência da diplomacia portuguesa estava presente nos Tratados de Utrecht (1713 e 1715, dois tratados), Madrid (1750) e Santo Ildefonso (1777). Estes tratados delineavam as fronteiras do Brasil com base nos limites naturais da bacia hidrográfica do Amazonas e na Colónia de Sacramento (actual Uruguai, outrora colónia portuguesa e depois espanhola), estabelecendo desde cedo os limites do Império Português na América Latina.

Entre a colonização espanhola e a colonização portuguesa, há que salientar alguns aspectos determinantes para a formação de ambos os Impérios na América. Entre eles encontravam-se as ambições, as relações diplomáticas com os povos indígenas, o objectivo do usufruto dos territórios e as respectivas políticas coloniais no que toca à organização demográfica e social. Organizarei por alíneas, para tornar mais fácil a sua leitura e clarificar melhor o meu raciocínio.

a) Quanto às ambições, sabemos que, desde 1494 (data do Tratado de Tordesilhas), os Reinos de Portugal e Espanha baseavam as suas explorações naquilo a que os ingleses se referiam como os 3 Gs: God, Glory and Gold - Deus, Glória e Ouro. Apesar de, como o senhor disse, um Sistema de Colonização estar directamente relacionado com a lógica mercantilista, tanto no caso espanhol como no caso português, tal não ocorreu. Porquê?

b) O cerne do insucesso mercantilista está nas relações com os povos indígenas. Aquando da tomada de Constantinopla (o último reduto Cristão a Este da Europa) em 1453, tornou-se mais rentável o

Relacionados