O filme de Charles Chaplin – Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela épocaem seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinha foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizamuma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados, assim, aAdministração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30), tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção nainstituição.
Hoje em dia a situação é diferente as organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências em um mundo de mudanças edesafios. Pois com as massas de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem além dacriatividade e comprometimento com a instituição.
Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de recursos humanos bem estruturada e alinhada como as de nossa atualidade, hoje aspreocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que sãoestabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente utilizadas e benéficas a elas.
Antigamente osgestores (gerentes, supervisores, chefes de setor, entre outros) eram somente responsáveis pela sua atividade não interessando gestoriar as pessoas com quem eles formava seus grupos, interessando-lhes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Comparativo do trabalho nos anos 30 aos dias atuais - charles chaplin - tempos modernos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comparativo-Do-Trabalho-Nos-Anos-30/528389.html

MLA

"Comparativo do trabalho nos anos 30 aos dias atuais - charles chaplin - tempos modernos" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comparativo-Do-Trabalho-Nos-Anos-30/528389.html>.

MLA 7

"Comparativo do trabalho nos anos 30 aos dias atuais - charles chaplin - tempos modernos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comparativo-Do-Trabalho-Nos-Anos-30/528389.html>.

CHICAGO

"Comparativo do trabalho nos anos 30 aos dias atuais - charles chaplin - tempos modernos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comparativo-Do-Trabalho-Nos-Anos-30/528389.html.