Comparativo de colonização de marc ferro e m. malowist

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise comparativa entre os textos: ”Colonização ou Imperialismo(Marc Ferro) e A luta pelo comercio internacional e suas implicações para a África(M. Malowist)”.

Elaboro este textocomparativo dos textos de M. Malowist (A luta pelo comercio internacional e suas implicações para a África) e, o outro de Marc ferro (Colonização ou Imperialismo).
Falando do texto de M. Malowist (Aluta pelo comercio internacional e suas implicações para a África) ele procura mostrar que os portugueses conseguiram controlar uma grande parte da costa africana, pois com essas conquistas que foram degrande importância para suas pretensões, pois com isso eles tinham em suas mãos o controle das saídas de algumas das grandes rotas de comercio de ouro e de escravos.
Durantes os séculos XV e XIX aÁfrica era vista apenas como reserva de mão de obra, os traficantes montavam feitorias para troca de indivíduos por mercadorias. Os mercadores europeus, estimulados pela necessidade de mão-de-obra naAmerica, se associavam aos africanos para capturassem e vendessem aos europeus escravos. Os escravos eram mantidos encarcerados a espera dos navios tumbeiros.
Já Marc Ferro (Colonização ouImperialismo), mostra em seu texto a história das colonizações mais estas associadas a ocupações de terras estrangeiras, e que o imperialismo levou os países europeus como Portugal, Espanha, Inglaterra,Holanda, e França a buscar matéria prima e uma grande expansão de mercado consumidor no continente africano.
Então a citar o texto de M. Malowist ele falo que o comercio da África era bastantelucrativo para Portugal, que com esse comercio entrou numa fase duradoura de estabilidade. A expansão ultramarina necessitava de importantes investimentos financeiros para comprar ouro e escravos, quepela encostas africanas escoavam grande quantidade de objetos de Ferro, Cobre Bronze, bem como têxteis baratos, sem falar da prata, dos produtos alimentícios e do sal. O produto do comercio exterior...
tracking img