Comparando cmmi x mps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comparando CMMi x MPS. BR: As Vantagens e Desvantagens dos Modelos de Qualidade no Brasil.
Camila da Silva Oliveira camsoliveira@gmail.com Resumo
Esse artigo demonstra as diferenças entre dois modelos de software adotadas por empresas de TI brasileiras – o CMMi e o MPS.BR, apresentando as duas metodologias e as principais vantagens e desvantagens de adotá-las. Ao final será apresentando umavisão comparativa entre os dois modelos. .

Palavras chave
Modelo de qualidade, Desenvolvimento de Software

1

INTRODUÇÃO

2

CMMi

Na globalização e as mudanças que ocorrem constantemente em virtude das inovações tecnologias, a informação, como meio de criação do conhecimento, passou a desempenhar um papel fundamental no crescimento das empresas e no alcance do seu sucesso. Como meiopara ter acesso rápido e com qualidade as informações estratégicas, as empresas passam a investir cada vez mais em novas tecnologias e, em especial, no desenvolvimento de software que funcione como um meio facilitador na busca de informações, solucionador de problemas que impactem no crescimento de uma empresa, como um instrumento diferencial no atendimento das necessidades dos clientes ou como umainovação que proporcione a criação de novas oportunidades de mercado. Diante desse cenário, a área de desenvolvimento de software se tornou um nicho lucrativo para as empresas na área da tecnologia da informação. Buscando uma maior penetração no mercado de desenvolvimento de software, diversas corporações começaram a fazer grandes investimentos para desenvolver sistemas diferenciados com maisqualidade, para isto investiu-se também na melhoria no processo de desenvolvimento do software e passou-se a buscar a adoção de modelos de qualidade de software com reconhecimento internacional que possa certificar a empresa de que os sistemas por elas desenvolvidos são sinônimos de qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar dois modelos de qualidade adotados no Brasil e que tem se destacadode formas distintas, o CMMi – Capability Maturity Model Integration e o MPS.BR – Melhoria do Processo de Software Brasileiro. Serão apresentadas as suas principais características, destacando as vantagens e desvantagens da adoção de cada processo.

O CMMi é um modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute – Carnegie Mellon University – EUA),originalmente criado a partir da junção de diversas avaliações CMM. O CMM foi desenvolvido para atender a solicitação do departamento de defesa dos Estados Unidos. Desenvolvido por engenheiros, tem como principal objetivo ser um modelo de referencia para a qualidade de processo na produção de software. O modelo de qualidade CMMi surgiu da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software,hardware, recursos humanos e processos. A proposta foi unificá-las em um único modelo com o propósito de classificar a maturidade das organizações no processo de desenvolvimento de software. Por ser um modelo de referência de processos, o CMMi não define como o processo deve ser implementado, mas prescreve suas características estruturais e semânticas em termos de objetivos e do grau de qualidadecom que o trabalho deve ser realizado. O CMMI permite que o processo de desenvolvimento de software evolua ou ganhe maturidade de forma gradual, por patamares de maturidade. Essa progressão permite que o software seja produzido de forma sistemática, dentro dos prazos pré-definidos e com níveis de qualidade que também são préestabelecidos e controlados. Com este modelo tem-se um processomensurável, gerível e controlável. O modelo CMMi é composto por cinco níveis de maturidade, utilizado na classificação das organizações. Conforme definição da apostila da Telecom & IT Solution sobre CMMi, cada nível de maturidade possui características bem distintas:



Nível 1 – Inicial: Processo de software caracterizado como “ad hoc”. Poucos processos

1

de desenvolvimento definido e o...
tracking img