Comparac O Dos M Todos De Usinagem Tradicionais E N O Convencionais

2071 palavras 9 páginas
A
L AL
AUU

79
Comparação dos métodos de usinagem

79

V

ocê usaria um canhão para acabar com um formigueiro? Compareceria a um Congresso de Fisiologistas usando um maiô?
Faria uma viagem de Aracaju a Maceió num supersônico Concorde?
É claro que não! O bom senso ensina que cada coisa tem a sua hora e o seu lugar. É por isso que você certamente não recomendaria uma máquina de corte a laser para fazer um único furo cilíndrico em uma chapa de aço de 2 milímetros de espessura, que poderia muito bem ser feito com uma furadeira e uma broca comum. Mas, no universo da Mecânica, as fronteiras entre uma decisão equilibrada e uma decisão estapafúrdia nem sempre são tão claras.
Diante dos muitos métodos e processos de produção disponíveis, dos múltiplos aparatos tecnológicos, saídos dos laboratórios de pesquisa para os setores de produção e da sedução exercida pela novidade e pelos modismos, não são poucos os profissionais da área que encontram dificuldades para discernir qual a melhor solução para cada necessidade de produção.
Na verdade, não existe uma regra geral para chegar a uma decisão correta.
É preciso, em cada caso, comparar os custos e as condições técnicas. Sobretudo, é preciso que se tenha conhecimento e informações sobre as opções disponíveis, para poder avaliar criteriosamente o interesse industrial de cada método de trabalho.
Estudando os diversos métodos de produção nas aulas anteriores, você adquiriu uma visão geral de cada caso. Nesta aula, você terá a oportunidade de comparar os diversos métodos, e identificar os prós e contras de cada um deles, de acordo com determinados critérios apresentados.

Métodos clássicos de usinagem
As máquinas-ferramenta clássicas realizam, com muita facilidade, movimentos retilíneos e de rotação. Com elas, é possível conseguir exatidão em superfícies planas e superfícies de revolução. Combinações simples permitem obter formas helicoidais (roscas e perfis de dentes de engrenagens) e superfícies combinadas (perfis simultaneamente

Relacionados

  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas
  • Servo
    43742 palavras | 175 páginas