Comparaçoes sobre max weber emileduarkim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de História

Resumo dos capítulos XII E XIV do livro Historia das ideias pedagógicas de Demerval Saviani da disciplina de História apresentado à Estacio-Europan no curso de Pedagogia, trazendo o tema Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão critica reprodutivista e Ensaios Contra hegemônicos: A pedagogia critica buscando orientar a prática educativa.
Prof. (a) Caseiro
Área deconcentração


1. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista (1969-1980)
2. Ensaios Contra-hegemônios: As pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa (1981-1991)

1. Capítulo XII (1969-1980)
Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão critico-reprodutivista

Saviani subdivide esse quarto período em três momentos. O primeirocorresponde aos anos compreendidos entre 1969 e 1980. Discutindo a pedagogia tecnicista.
A discussão é a partir do movimento editorial e se aprofunda analisando e examinando o papel desempenhado por Valnir Chagas nas reformas educacionais empreendida pela ditadura militar e ao caracterizar a pedagogia tecnicista. Em um pressuposto da naturalidade, cientifica e inspirada nos princípios de racionalidade,eficiência e produtividade, em que a pedagogia tecnicista transforma o processo educativo, objetivo e operacional.
Em seguida fala-se da relação entre a geração tecnicista analítica. Concluindo com exame da visão critico-reprodutivista que pretendeu fazer critica da educação dominante, pondo em evidencia as funções reais da politica educacional que, entretanto eram acobertadas pelo discursopolitico pedagógico oficial.
Ideias básicas inspiradas dessa tendência no Brasil, Bordieu e Passeron, Baudelot e Establet, Althusser, indicadas as obras de Luiz Antônio Cunha e Barbara Freitag.

2. Capitulo XIII(1981-1991)

Ensaios contra hegemônicos: A pedagogia critica buscando orientar a prática educativa.

Trata-se de um devoto estudo das experiências pedagógicas principiadas pelaspedagogias críticas, descrevem-se formas assumidas pelas mobilizações de educadores, pela organização política no campo educacional bem como a circulação das ideias pedagógicas. No interior da luta pelos educadores nasceram entidades como Associação Nacional da E educação (ANDE), Associação de pós Graduação em E educação (ANPED), Centro de Estudos, Educação e Sociedade (CEDES), fortaleceu aConfederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). As universidades estabeleceram laços sindicais, surgindo daí Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), em 1981.
Três anos antes o mesmo já ocorrera com os técnicos em administração, atingindo pontos mais altos com a criação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Universidades Brasileiras (FASUBRA).Daítambém a filiação dessas novas entidades a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Fortalecendo igualmente a produção cientifica comprometida com a “construção de uma escola publica de qualidade “e a sua propagação”“.
Saviani refere-se à criação de revistas por muitas dessas organizações emergentes e aos eventos científicos promovidos por algumas delas. Depois de reconhecer o refluxo que se seguiu asintensas mobilizações dos educadores da década de 1980, aponta ser necessário reconhecer a importância das medidas de política educacional tomadas por governos de oposição, desde 1982, em estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, essas medidas contabilizou como ganhos da “década perdida”.
Abordagem que assumiu pontos mais altos com a descrição das pedagogiascontra hegemônicas. São resultados de pedagogias da educação popular, que em suas analises substituíram a categoria de “classe” pela categoria “povo” e concebiam a “autonomia “popular de uma forma um tanto quanto metafisica, descoladas de condições históricos políticos determinadas”“.
Na administração do Partido dos Trabalhadores (PT) eles ganharam lugar saliente, referindo-se em princípios...
tracking img