Comparação entre o ias 02 e cpc 16

Páginas: 8 (1763 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
IAS 02 X CPC 16
CPC 16 Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 02 (IASB)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis foi criado para adequar as Normas Brasileiras de Contabilidade aos Padrões Internacionais.

O CPC 16 Estoques foi baseado no IAS 02 Inventários, que trata da avaliação contábil dos estoques em geral.
O objetivo deste Pronunciamento é determinar a forma deavaliação dos estoques adquiridos para revenda, dos mantidos para consumo ou utilização industrial ou na prestação de serviços, dos em processamento e dos produtos acabados prontos para a venda.
Este pronunciamento se aplica a todos os tipos de estoque exceto:
a) Produção em curso proveniente de contratos de construção,incluindo contratos de serviços diretamente relacionados;
b) Instrumentosfinanceiros; e
c) Ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola e o produto agrícola na altura da colheita.
Também não se aplica à mensuração de estoques detidos por:
a) Produtores de produto agrícola e florestais, de produtos agrícolas após colheita, de minerais e produtos minerais na medida em que sejam mensurados pelo valor realizável líquido de acordo com as práticas jáestabelecidas nesses setores. (...)
b) Comerciantes de commodities que mensurem seus estoques pelo valor justo deduzido dos custos de venda. (...)
Este pronunciamento só se aplicará à mensuração dos inventários mantidos por produtores de produtos agrícolas e florestais quando este chegar ao ponto de mensuração pelo valor líquido realizável.
Os operadores de commodities são excluídos apenas destePronunciamento quando os mesmos mensuram seus estoques pelo justo valor menos o preço de venda.

"Valor Justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes independentes, interessadas e conhecedoras do mercado, ou seja, é a substituição do valor de aquisição do bem pelo valor de mercado como a base para mensuração. Nas demonstrações contábeis, tendema cair gradualmente seu valor patrimonial, já no valor justo traz ao ativo e passivo valores presentes."

Estoque

De acordo com o CPC 16 os Estoques são ativos:

a) Mantidos para venda no curso normal dos negócios;

b) Em processo de produção para venda; e

c) Na forma de materiais e suprimentos a serem consumidos e transformados no processo de produção ou na prestação deserviços.

O estoque é reconhecido no balanço quando seus riscos e benefícios são transferidos para a entidade.

Mensuração dos Estoques
Quanto a avaliação dos estoques, o CPC 16 determina: o valor de custo
ou valor realizável líquido, dos dois o menor.

Custos do Estoque
Custos para a contabilidade são as medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma empresa tem de arcar coma finalidade do atingimento de seus objetivos específicos organizacionais. Esses sacrifícios financeiros correspondem à utilização de um produto ou serviço qualquer na obtenção de outros bens ou serviços.
O custo corresponde ao gasto realizado referente à utilização de um bem ou serviço, para a obtenção de outros bens e serviços, cumprindo assim os objetivos específicos da organização.
Custo deaquisição dos estoques
O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos, bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição;Custo de Transformação

Custo de Transformação ou Conversão é o custo total do processo produtivo e é representado pela soma da mão-de-obra direta (MOD) com os custos indiretos de fabricação (CIF) e representa o custo de transformação da matéria-prima em produto acabado;
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 16, os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ias 2 e cpc 16
  • Ias 16
  • Ias e cpc
  • IAS 16
  • cpc 16
  • CPC 16
  • CPC 16
  • Cpc 16

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!