Comparação entre as manifestações: 1992 e 2013

Comparação entre as manifestações de 1992 e 2013:

Cerca de 20 anos depois, o Brasil passou novamente por manifestações populares, onde as pessoas foram às ruas reivindicar seus direitos. Em 1992passamos pelo movimento dos “Caras Pintadas”; manifestações pacíficas feitas por jovens que, insatisfeitos com o governo da época, conseguiram o impeachment com a renúncia do Presidente. Em 2013,presenciamos o movimento dos “20 centavos”; manifestações inicialmente pacíficas, feitas por jovens que, a princípio, revoltaram-se com o aumento da tarifa do transporte público.
Após a primeira eleiçãopresidencial que rompeu com a Ditadura Militar, os “caras pintadas”, descontentes com governo do atual presidente, Fernando Collor, fizeram uma movimentação popular, a qual por meio demanifestações, pediram a saída do governante. A manifestação iniciou através de jovens que foram as ruas e com o auxilio da mídia foram ganhando cada vez mais adeptos, sendo realizada em 10 capitais brasileiras.Apesar de ter tido a repressão por parte dos militares, alcançou o resultado almejado, levando titulo de movimento pacífico.
Já em 2013, o movimento “VEM PRA RUA”, incentivado pelo aumento de 20centavos na tarifa do transporte de São Paulo, buscou uma série de mudanças, entre elas: Não a PEC 35, contra a corrupção, os gastos excessivos com a Copa de 2013, entre outros. Iniciou através dainternet, e por ser um meio de comunicação rápido, levou a um grande numero de adeptos. Foi realizada em todo o país, nas grandes e pequenas cidades, e também em âmbito internacional. Brasileiros que moravamem outros países, ganharam as ruas para se juntar ao movimento no Brasil. Eles usaram as redes sociais e a mídia para divulgar as manifestações. O movimento que se iniciou de forma pacífica, teve atosde vandalismo e com a participação direta dos Black Blocs, alcançou o repúdio por parte dos militares.
Como em 1992, as manifestações de 2013, que trouxe as pessoas de volta as ruas, mostrou a...