Como o corpo de adapta ao exercício

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO O CORPO SE ADAPTA AO EXERCÍCIO
O corpo humano é projetado para a ação. Os grupos musculares longos, os tendões e os ligamentos permitem que os braços e as pernas realizem uma ampla variedade de esforços e atividades esportivas, enquanto o cérebro coordena a liberação de sangue, oxigênio e combustível do coração e dos pulmões. Todos os vários sistemas do corpo se comunicam entre si pelasvias químicas e nervosas para assegurar uma coordenação precisa da atividade. Quanto mais esses sistemas são utilizados, mais o exercício torna-se fácil e prazeroso. Em contraste, a falta de movimento, como Platão chamou a atenção, acarreta uma debilidade e uma má condição. Neste capítulo, serão delineados os principais benefícios da prática de exercícios para o corpo humano, levando-se emconsideração a influência da genética, do sexo e da idade.

EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE O CORPO

Durante um exercício aeróbico realizado por 30 a 45 minutos, a frequência respiratória aumenta aproximadamente três vezes acima da frequência de repouso, enquanto a quantidade de ar que penetra nos pulmões é 20 vezes maior. A frequência cardíaca duplica ou triplica, o volume de sangue bombeado pelo coraçãoaumenta quatro a seis vezes e o oxigênio consumido pelos músculos do corpo que estão trabalhando aumenta mais de 10 vezes acima dos níveis de repouso. Essas alterações súbitas e temporárias das funções orgânicas causadas pelo exercício são denominadas de respostas agudas ao exercício e desaparecem logo após o termino do mesmo. 
Se as sessões de exercícios aeróbicos forem continuadas quase quediariamente e, pelo menos, por várias semanas, as funções orgânicas começam a se modificar tanto durante o repouso quanto durante o exercício. A frequência cardíaca de repouso diminui 10 a 30 batimentos por minuto e durante qualquer esforço especifico ao longo do exercício, o coração bate mais lentamente porque se torna uma bomba mais eficiente. O coração exercitado pode bombear mais sangue em cadabatimento e os pulmões podem ventilar mais ar quando solicitados em exercícios de maior intensidade. O resultado é que mais oxigênio é liberado aos músculos, permitindo que eles queimem mais combustível e produzam mais energia para o exercício. O  VO2 máximo, a maior quantidade de oxigênio que pode ser consumida pelo corpo no ponto de esforço máximo, aumenta acentuadamente. Os músculos se tornam maiseficientes no armazenamento e na queima de gorduras e carboidratos. 
A figura abaixo resume a íntima ligação entre ventilação, circulação e metabolismo. Os indivíduos treinados apresentam aumento em cada área, como os pulmões, coração e vasos sanguíneos, e os músculos se adaptam para aumentar a liberação de oxigênio e a produção de energia para o desempenho durante os exercícios.

[pic]Essas alterações persistentes na estrutura e nas funções do corpo após o treinamento com exercícios regulares são denominadas de adaptações crônicas ao exercício - alterações essas que permitem que o corpo responda mais facilmente ao exercício. Muitas dessas alterações ocorrem rapidamente. Por exemplo, entre a primeira e terceira semana de prática de exercícios aeróbicos podem ser verificadasmelhorias significativas do VO2 max, da frequência cardíaca de repouso e durante o exercício e da ventilação pulmonar. Algumas das adaptações aos exercícios aeróbicos levam mais tempo para ocorrer. Por exemplo, o aumento do número de capilares sanguíneos (os menores vasos sanguíneos) nos músculos podem levar meses ou anos. 
A magnitude das alterações crônicas depende da quantidade e da intensidade doexercício bem como da condição física inicial. Por exemplo, pessoas com sobrepeso e na meia-idade que ficaram inativas por muitos anos apresentam um potencial de melhorar o VO2 max em até aproximadamente 100 por cento, enquanto universitários apresentam ganhos menores (cerca de 10 a 20 por cento). Aquelas pessoas que praticam pessoas que praticam programas de caminhada moderada não apresentarão...
tracking img