Desde os nossos primeiros contatos com o mundo, percebemos o calor e o aconchego de um berço diferentemente das mesmas sensações provocadas pelos braços carinhosos que nos enlaçam. E o cheiro dopeito e a pulsação de quem nos amamenta, ou abraça podem ser um convite a satisfação ou ao rechaço, começamos assim a compreender, a dar sentido ao que e a quem nos cerca. Esses também são os primeirospassos para aprender a ler.
Sendo assim um aprendizado mas natural do que se costuma pensar, mas tão exigente e complexo quanto a própria vida. Os estudos da linguagem vem revelando, cada vez com maiorenfaze, que aprendemos a ler apesar dos professores, que para aprender a ler e compreender o processo da leitura, não estamos desamparados, temos condições de fazer algumas coisas sozinhos enecessitamos de algumas orientações. E que apredemos a ler lendo.
Certamente apredemos a ler a partir do nosso contexto pessoal. E temos que valorizar para poder ir alem dele, ambas as evidencias acuriosidade se transformando em necessidade e esforço para alimentar o imaginário, desvendar os segredos do mundo e dar a conhecer o leitor a si mesmo através do que lê e como lê.
Quando começamos aorganizar os conhecimentos adquiridos, apartir das situações que a realidade impõe e da nossa atuação nela, quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e a tentar resolver os problemas nosapresentam – ai então estão procedendo a leituras as quais nos habilitar basicamente a ler tudo e qualquer coisa. Esse seria, digamos o lado otimista e prazeroso do aprendizado da leitura. Dá-nos aimpressão de que o mundo estar ao nosso alcance; não só podemos compreendê-lo, conviver com ele, mas ate modificá-lo á medida que incorporamos experiências de leitura.
Quando, desde cedo, vêem-secarentes de convívio humano ou com relações sociais restritas, quando suas condições de convivência material e cultural são precárias, refreando também suas expectativas, as pessoas tende a ter sua... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Como e quando começamos a ler. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-e-Quando-Come%C3%A7amos-a-Ler/180027.html

MLA

"Como e quando começamos a ler" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-e-Quando-Come%C3%A7amos-a-Ler/180027.html>.

MLA 7

"Como e quando começamos a ler." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-e-Quando-Come%C3%A7amos-a-Ler/180027.html>.

CHICAGO

"Como e quando começamos a ler." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-e-Quando-Come%C3%A7amos-a-Ler/180027.html.