Como a t.g.s. relaciona-se com as novas abordagens das organizações.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a T.G.S. relaciona-se com as novas abordagens das organizações.
As organizações como parte integrada de um sistema mais amplo, vêm crescendo em grau de complexidade na medida das evoluçõestecnológicas, econômicas, sociais, e politicas.
Os teóricos da administração por sua vez vêm tentando acompanhar essa evolução ou mesmo tentar antecipa-la a ela, sugerindo enfoques a ela.
Ao mesmotempo em que a teoria administrativa busca propor alternativas para desenvolvimento das organizações e as relações humanas que nela trabalham, e da sociedade de forma mais ampla, de forma que sedesenvolvem os mesmo elementos dessa sociedade, refletindo seus valores e a visão do mundo de homens em cada período determinado.
Ao longo do século XIX e inicio do século XX, na faze da industrialização avisão de funcionamento. Organizacional era essencialmente mecanicista, envolvendo uma disciplina rígida, especialização, divisão do trabalho, racionalidade, calcula cientifico e previsão meticulosa.Durante esse período quando vigorou o que conhecemos de administração cientifica, destacam-se Conte ( no século XIX contribui para o desenvolvimento do espirito cientifico positivista.)
(no inicio doséculo XX, defendeu a divisão e a especialização do trabalho).
As ideias de weber contribuíram para o triunfo das racionalidades e da legitimidade da autoridade unilateral dentro de uma organizaçãoracional. E os mais conhecido e controversos, Taylor e Fayol ( contribuíram para a crença numa concepção individualista e econômica restrita dos determinantes do comportamento humano e para uma féinabalável nas virtudes do planejamento, da disciplina e da ordem).
O problema dos enfoques mecanicista de administração, que consideram a organização de forma meramente racional e técnica. Em que osaspectos humanos foram subvalorizados. Isso gerou entre outros problemas de ordem ética e social.
O despreparo para aquelas tarefas mais complexas e imprevisíveis.
Por outro lado as vantagens desse...
tracking img