Desde o surgimento da humanidade muitas descobertas fantásticas revolucionaram o mundo. A ciência com seu rigor metodológico e seu caráter objetivo transforma através da experimentação essasdescobertas em conhecimento científico. Tentaremos agora entender como a Psicologia se tornou ciência analisando um pouco de sua história.
Segundo Bock (1999, p. 33), foi entre os filósofos gregos que surgiua primeira tentativa de sistematizar a Psicologia. E que o próprio termo vem das palavras gregas “psyché”, que significa alma e “logos”, que significa razão. Portanto psicologia seria o estudo daalma. Alguns filósofos gregos elaboram suas teorias sobre o tema, dentre eles podemos destacar Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates foi bem firme em suas idéias ao colocar a razão como parteessencial do ser humano, depois veio Platão que defendia o fato dessa razão está localizada na cabeça. Para ele a alma de uma pessoa depois de sua morte passaria para outra e apenas seu corpo deixaria deexistir. E depois surgiu Aristóteles que propôs a idéia de que a alma e o corpo não se separam, para ele todos os seres vivos tinham alma. Ele propôs uma categorização diferenciando-as por função: almavegetativa (dos vegetais), função de alimentação e reprodução; alma vegetativa mais alma sensitiva (dos animais), que tem a função de percepção e movimento e por fim alma vegetativa mais alma sensitivamais um alma racional (dos seres humanos). Essa alma racional seria a que torna o homem um ser capaz de pensar.
Na Idade Média, com o domínio do Império Romano a Igreja Católica detinha poderabsoluto e assim os estudos psicológicos ficaram restritos as representações dos trabalhos de dois grandes filósofos: Santo Agostinho, que assim como Platão defendia separação alma e corpo e que trouxe denovo a idéia de que a alma além de sede da razão era a manifestação divina no homem. O outro filósofo foi São Tomás de Aquino que se baseando nos estudos de Aristóteles procurou distinguir essência e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Como a psicologia se tornou ciências. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Psicologia-Se-Tornou-Ci%C3%AAncias/300432.html

MLA

"Como a psicologia se tornou ciências" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Psicologia-Se-Tornou-Ci%C3%AAncias/300432.html>.

MLA 7

"Como a psicologia se tornou ciências." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Psicologia-Se-Tornou-Ci%C3%AAncias/300432.html>.

CHICAGO

"Como a psicologia se tornou ciências." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Psicologia-Se-Tornou-Ci%C3%AAncias/300432.html.