Como a escola pode axiliar no processo de inserção desta criança na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO

Para Vygotsky, o ensino sistemático não é o único fator responsável paraalargar os horizontes da zona de desenvolvimento proximal. Ele considera o brinquedo uma importante fonte de promoção do desenvolvimento,afirmando que apesar do brinquedo não ser o aspecto predominante dainfância, ele exerce uma enorme influência no desenvolvimento infantil,num sentido amplo, se refere principalmente à atividade ao ato de brincar, ressaltando, que embora analise o desenvolvimento dobrinquedo mencionando outras modalidades (como por exemplo, os jogos esportivos) dedica-se mais especialmente ao jogo de papéis ou a brincadeira de faz- de- conta (como por exemplo, brincar de políciae ladrão, de médico, de vendinha, etc.). Este tipo de brincadeira é característica nas crianças que aprendem a falar, e que, portanto já são capazes de representar simbolicamente e de se envolvernuma situação imaginária.

De acordo com o autor, através do brinquedo a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende da motivação interna. Nessa fase (idade pré-escolar)ocorre uma diferenciação entre os campos de significado e de visão. O pensamento que antes era determinado pelos objetos do exterior passa a ser regido pelas idéias. A criança poderá utilizar materiaisque servirão para representar uma realidade ausente, por exemplo. Uma vareta de madeira como uma espada, um boneco como filho no jogo de casinha, papéis cortados como dinheiro, para ser usado nabrincadeira de lojinha, etc. Nesses casos ela será capaz de imaginar, abstrair as características dos objetos reais (o boneco, a vareta e os pedaços de papel) e se deter no significado definido pelabrincadeira.

A criança passa a criar uma situação imaginária, como forma de satisfazer seus desejos não realizáveis. Esta é, aliás, a característica que define o brinquedo de um modo geral....
tracking img