Como a cultura do café para exportação transformou a sociedade brasileira e trouxe progresso ao país

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifestações Operária
Na década de xix ocorreu um grande crescimento de manifestações dos trabalhadores, por conta da introdução das máquinas no capitalismo desvalorizando cadavez mais a mão de obra e a dignidade do trabalhador.
E os trabalhadores se revoltaram contra as máquinas, e com isso no século xix o governo intensificou as punições para quemdestruísse máquinas e fabricas.
Os trabalhadores revoltados contra a atitude do governo e a forma como eles eram explorados intensificou também a revolta dos trabalhadores que acabaramdestruindo mais máquinas e provocando ainda mais a ira nos proprietários e com tudo isso se tornou uma época de terror, pois os proprietários começaram a usar outros meios de punição aostrabalhadores.
Como ocorreu em 1813 que foi a morte de 18 lideres trabalhadores, por conta da desigualdade da força os trabalhadores recuaram, mas logo em seguida voltaram comforça total, pois a rebeldia se espalhou, mas com isso veio a perda de muitas vidas. E isso tudo os levaram pensar se estavam direcionando sua raiva para o alvo errado, aos poucoscomeçaram a perceber que a culpa não era das máquinas, mas sim dos seus proprietários.
As máquinas eram apenas instrumento, e isso fez com que os trabalhadores se organizassem melhorbuscando algum conteúdo para suas manifestações, que exigia uma organização deles próprio, varias tentativa foram registradas durante o tempo, uma delas foi utilizada por Thomas Hardy, queem 1792 fundou em Londres a primeira a sede das Sociedades Correspondentes, voltada para interesse corporativo integrados por operário baseado nos ensinamentos Thomas Paine pela suaobra “Os direitos dos homens” e tal sociedade começa a considerar natural o direito de associação, e se espalhou por toda Inglaterra e obtendo um grande numero de associados.
tracking img