R: A linguagem é um instrumento de interação social que traz significados que têm tanto uma base pessoal quanto sócio-histórica, ambas sempre concretizadas no momento presente das situações. À medida que o homem utiliza e se apropria das diversas linguagens existentes (gestual, oral, escrita, etc.), as quais servem como mediadoras de sua relação com o mundo , passa a ter acesso a um vasto conjunto de significados historicamente produzidos. As relações dialógicas, portanto, concretizam a história cultural da humanidade, refletida nos diversos aspectos do ser humano.

O processo de interação social, sendo dialógico, compreende a negociação de significados. Isto confere o sujeito um papel ativo na construção das relações.
É uma relação dialógica que possibilita a construção gradativa de significados e conhecimentos, sociais e individuais, e do próprio "eu

Cada pessoa negocia os significados que atribui ao outro, os que lhe são atribuídos, além daqueles que são atribuídos àsituação como um todo, construindo a noção de si mesmo e participando da construção da individualidade dos outros. Ao mesmo tempo em que se transforma, transforma também o meio em que está inserido. O meio aqui referido inclui não apenas as características físicas e sociais nele presentes, mas também as pessoas, suas idéias e a cultura, com suas normas e valores sociais, enfim todos os aspectos a ele ligados. Um sujeito então pode crescer desenvolver-se numa sociedade através da linguagem, através da música que é uma linguagem universal. Pesquisas comprovam que a influencia da música no individuo possibilita diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem.

A linguagem auxilia nas ações concretas e nos processos psicológicos. A capacidade humana para a linguagem faz com que o ser humano providencie instrumentos que auxiliem na solução de tarefas difíceis, planejem uma solução para um problema e controlem [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Aquisi%C3%A7%C3%A3o-Da-Linguagem-Sistema/39101.html

MLA

"Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Aquisi%C3%A7%C3%A3o-Da-Linguagem-Sistema/39101.html>.

MLA 7

"Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Aquisi%C3%A7%C3%A3o-Da-Linguagem-Sistema/39101.html>.

CHICAGO

"Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-a-Aquisi%C3%A7%C3%A3o-Da-Linguagem-Sistema/39101.html.