Como utiliza a ferramenta 5w+2h aplicato num plano de ação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
uitos coaches utilizam ferramentas sofisticadas para ajudar seus clientes a elaborar Planos de Ação. Eu mesmo já usei diversas. No entanto, considero que uma das ferramentas mais simples e práticas éo famoso 5W2H.
Esta técnica, bastante usada na área da Qualidade Total e no Gerenciamento de Projetos, tem origem antiga, e consiste em uma maneira sucinta de descrever um procedimento e detalharuma estratégia para levar a cabo um procedimento.
Soube recentemente que um site brasileiro criou o “5W2H Online”, para montar online sistemas 5w2H. E é totalmente gratuito. Como é uma ferramenta quevale a pena usar, estou divulgando-o aqui. Visitem o http://www.5w2h.miguelando.com/ (a tela do 5W2H de lá é a imagem deste post).
No entanto, apesar do modelo 5W2H já possuir um amplo uso, a maioriadas pessoas o aplica apenas para uma visão geral de um problema, usando outras ferramentas descritivas para esmiuçar o plano. Porisso estou enfatizando que, no Coaching, o procedimento de elaboraçãodo 5W2H é mais amplo. Serve tanto para fornecer uma visão geral do Plano – em nível macro – quanto detalhar etapa por etapa da estratégia – em nível micro.
As perguntas de Coaching podem ser inseridasdentro do modelo 5W2H, mas a reflexão é ampliada à medida que repetimos as perguntas em cada etapa do processo.
A listagem do 5W2H em Qualidade e Gerenciamento de Processos dá prioridade aoresponsável designado pela ação. Isto é o usual, pois neste caso esta ferramenta é usada por grupos. No Coaching, as perguntas iniciais são as de detalhamento do processo e a pergunta final é maismotivacional, pois esta ferramenta é usada de forma mais individual.
A ordem é um pouco diferente, usualmente seguindo o modelo GROW (Meta-Realidade-Opções-Vontade), partindo da meta e do momento presente para odetalhamento e, após isso, é feito um “embalamento” final de toda a questão, através das metaperguntas de porquê e para quê.
Vejam as perguntas abaixo.
What? (O quê?)
Qual é o seu objetivo? O...
tracking img