Como usar o codeblocks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de Programação Procedimental

IDE CODE::BLOCKS
1. Introdução
O Code::Blocks é um “Integrated Development Environment” (IDE) que se destina a simplificar o desenvolvimento de programas em C e que pode ser executado nos sistemas operativos Linux, Windows, MacOS (http://www.codeblocks.org/).

2. Criação, compilação e execução de um projecto
Embora o Code::Blocks permita compilarficheiros.c individualmente e realizar a sua execução, para conseguir utilizar o debugger é necessário criar um projecto. Além disso, tem outras vantagens. Para criar um programa, comece por iniciar o Code::Blocks. No menu da janela principal do IDE seleccione “File/New/Project”'. Deve-lhe surgir o diálogo (Figura 1):

Figura 1: Diálogo para a criação de um novo projeto. Seleccione a categoria“Console application” da lista de categorias “Category”. Clique em Go. De seguida, deverá aparecer um diálogo para configuração do novo projecto. Seleccione “C” e clique “Next”. No terceiro ecrã introduza “Ficha01” em “Project Title” e escolha a localização onde deverá ser criada a directoria do projeto. De seguida, clique em “Next” e no último ecrã em “Finish”. Neste momento, tem um projecto com umficheiro de código fonte pronto a ser compilado e executado. Se expandir o item “Sources” na janela de navegação do projecto, no lado esquerdo do ecrã, verá que foi criado um ficheiro com o nome “main.c”. Clique duas vezes sobre este ficheiro e o seu código ficará visível no ecrã (Figura 2):

1

Princípios de Programação Procedimental

Figura2: Visualização do código do ficheiro main.c. Paracompilar e executar o programa em main.c basta pressione F9 (Build and Run). A execução do programa resulta na abertura duma nova janela onde será possível ao utilizador interagir através do teclado. Esta é visível na Figura 3:

Figura3: Output da execução do programa em main.c. É importante realçar que não poderá voltar a executar o programa enquanto não terminar esta execução. A janelafecha-se premindo qualquer tecla após a conclusão do programa.

3. Configuração do compilador
Nesta disciplina vamos programar em ANSI C. O Code::Blocks pode ser facilmente configurado para obedecer a esta especificação. Basta seleccionar a opção Compiler and debbuger do menu Settings e activar a flag –ansi, como se pode ver na Figura 4. Deve também activar as flags pedantic e –Wall para ter acesso atodos os warnings. Para essas opções estarem activas o compilador seleccionado (Selected compiler) deve ser o GNU GCC Compiler. Se assim não acontecer vá a Toolchain executables e clique em Auto-detect ou em …

2

Princípios de Programação Procedimental

Figura 4: Configuração do compilador.

4. Debugging
Neste programa (gerado automaticamente) não existem erros de execução. No entanto,quanto maior é a complexidade de um programa maior é a probabilidade de haver erros durante a sua execução. Se encontrar erros na execução de um programa poderá ser necessário utilizar o "debugger". O Code::Blocks possui um interface de depuração muito completo que utiliza o gdb. Comece por executar o seu programa em modo de "debug". Para isso pressione F8. Pode verificar que o programa executousem paragens e terminou sem que pudesse verificar o output. Se quiser introduzir paragens na execução de um programa durante o debugging (breakpoints), deve utilizar o botão esquerdo do rato para clicar na posição do código onde pretende introduzir um breakpoint - deve fazê-lo na zona cinzenta imediatamente à direita do número da linha (Figura 5). Nesse momento aparecerá nessa localização uma bolavermelha (o procedimento para remover um breakpoint é idêntico). Pode reiniciar a execução pressionando F8. Vai verificar que a execução pára imediatamente antes de executar a instrução “marcada”. Para controlar a execução em debug pode utilizar as seguintes teclas:    CTRL+F7 – Continua até ao próximo breakpoint ou até ao fim do programa; F7 – Executa a próxima linha; SHIFT+F7 – Executa a...
tracking img