COMO USAR A SALA DE INFORMATICA 01

405 palavras 2 páginas
TECNOLOGIA
Escola plugada
Dicas para montar um laboratório de informática na sua escola e fazer os alunos aproveitarem o melhor dele

21/11/2008 16:33

Texto
Débora Menezes e Cynthia Costa (edição)
- Conheça a cultura televisivo-digital de seus alunos: o que eles gostam de ver na TV e usar na internet, como jogos e comunidades.

- Faça um debate com os que já utilizam canais de comunicação, como o MSN: discuta as palavras que eles usam para se comunicar e compare com a linguagem culta.

- Promova dias ou momentos de jogos coletivos na internet. Utilize os que provocam a interação, envolvem conhecimentos gerais e específicos de disciplinas da escola (Matemática, História) e estimulam estratégias, desafios e raciocínio lógico.

- Crie uma comunidade da escola no Orkut, com a participação dos estudantes e autorização da direção. O debate em torno da criação da comunidade, de seus objetivos e regras pode enriquecer o aprendizado. Lembre que essa iniciativa envolve riscos e responsabilidades, pois trata-se de um espaço livre, onde qualquer um pode entrar e escrever o que quiser. Deixe claro que, assim como na vida real, na virtual também não podemos ofender, caluniar ou injuriar ninguém.

- Estimule a troca de opiniões por meio de outras ferramentas, como os blogs.

- Identifique os alunos que participarão do projeto, suas habilidades e potenciais. A escolha pode ser feita também por questionário aos interessados. Deixe claro que será uma tarefa voluntária e que o maior ganho será o conhecimento.

- Não deixe de fora os que têm dificuldades de aprendizagem ou que “dão trabalho”em sala de aula. A responsabilidade e a valorização podem ajudá-los a mudar.

- Após o período de formação, organize o trabalho, com datas e horários, e defina compromissos e regras. Tudo que for combinado deve ser escrito e repassado aos pais, para que eles autorizem os filhos a ficar na escola em horário extra-aulas.

- Providencie camisetas de monitor ou certificados de participação

Relacionados

  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas