Como um pica-pau pode sobreviver aos violentos impactos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un CASE – FÍSICA I undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. Engenharia Civil db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.unundb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb. db.undb.undb.undb.undb.undb.undb.un undb.undb.undb.undb.undb.undb.undb.22/04/2010 Elisiane Bernardes Barata

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MOVIMENTO UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO: “COMO UM PICA-PAU PODE SOBREVIVER AOS VIOLENTOS IMPACTOS DE SEU BICO EM UMA ÁRVORE?”

Elisiane Bernardes Barata

São Luis – 2010

2

Elisiane Bernardes Barata

MOVIMENTO UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO: “COMO UM PICA-PAU PODE SOBREVIVER AOSVIOLENTOS IMPACTOS DE SEU BICO EM UMA ÁRVORE?”

Trabalho Física I,

apresentado 1° Civil

ao

professor Pedro da disciplina Período como

Engenharia

requisito visando obter média da ultima competência.

São Luis – 2010 3

ÍNDICE Introdução ___________________________________________________5 Conhecimento Biológico sobre o Pica-pau__________________________6 Conhecimento Físicosobre o Pica-pau: seus Movimentos______________8 Conclusão___________________________________________________

_9 Bibliografia________________________________________________

__10

4

1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo apresentar de maneira preliminar os estudos realizados sobre o movimento do pica-pau e os impactos do seu bico nas árvores, de forma biológica e no âmbito daFísica. O pica-pau é uma ave de pequeno porte, da família Picidae, da qual existem por volta de 179 espécies espalhadas pelo mundo. Distribuídas por todo o Brasil, existem 42 espécies de várias cores, tamanhos e que emitem diferentes sons. A principal característica do pica-pau é seu bico muito duro, comprido, reto e pontiagudo, um verdadeiro martelo, que torna possível sua alimentação (as larvas).Para capturar sua presa no interior das árvores, o pica-pau “martela” o tronco com o bico, abrindo pequenos buracos e os explorando com sua longa língua cilíndrica, pegajosa, de ponta afilada e flexível. Sua língua pode chegar a ser cinco vezes maior que seu bico. Chegam a dar 100 batidas por minuto. Por isso, o músculo do pescoço dos pica-paus é muito forte. Para protegê-los de toda essa vibração,seu crânio tem uma espessura maior que das demais aves. Para se manter na posição vertical, o pica-pau tem os pés muito fortes.

5

2. CONHECIMENTO BIOLÓGICO SOBRE O PICA-PAU

Os Pica-Paus são ricos em comportamentos curiosos. É uma ave de pequeno porte, da família Picidae, da qual existem por volta de 179 espécies espalhadas pelo mundo.

Distribuídas por todo o Brasil, existem 42espécies de várias cores, tamanhos e que emitem diferentes sons. Esses sons são na verdade gritos, pois o pica-pau não canta.

Dono de um bico que é um martelo vivo, ou melhor, uma possante britadeira, marca sua presença na natureza através de constantes toc-toc’s. Suas marteladas buscam pequenos insetos nas cascas dos troncos e podem localizar larvas adormecidas no interior de árvores, destruindo osinsetos roedores de madeira.

Os Pica-Paus começam tarde suas atividades e recolhem-se cedo para dormir. Passam grande parte do tempo batendo, tentando localizar uma cavidade com alimento. Preferem árvores secas, doentes e parasitadas pelos fundos. Por causa da trepidação que provocam, a natureza dotou-os de uma proteção ao redor do cérebro, minimizando seus efeitos.

Seu bico comprido e...
tracking img