Como trabalhar a produção e revisão de textos nas séries iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IVANILDE LECI LIMA

















COMO TRABALHAR A PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS



Artigo cientifico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu da AVANTIS, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar.

Profª. Orientadora: MS: Iris WeiduschatBALNEÁRIO CAMBORIÚ
MAIO 2011
RESUMO

O artigo tem como objetivo expor idéias sobre o aprendizado do ato de escrever e que o processo da escrita é contínuo, sendo que, gradativamente, com a prática, o aluno pode ter domínio desta e produzir textos de qualidade. A partir das técnicas sugeridas pretende-se ajudar os docentes a redimensionar sua prática pedagógica nas aulas deprodução escrita. Será visto que a leitura enriquece o sistema cognitivo e instiga o aluno a pensar. Esta contribui para a formação do senso-crítico. É na leitura que a criança conhece os diversos gêneros textuais utilizados em diferentes circunstâncias do cotidiano. Portanto, o artigo sugere técnicas para o exercício da escrita e revisão desta como: planejamento, rascunho, correção e reescrita.Palavras-chave: Texto, Escrita, Revisão

ABSTRACT
The article aims to expose ideas about learning of writing and the writing process is continuous, and gradually, with practice, students can have this field and produce quality materials. From the suggested techniques intended to help teachers to resize their teaching production classes in writing. It will be seen that reading enriches thecognitive system and encourages the student to think. This contributes to the formation of the sense-critical. It is the reading that the child knows the different kinds of texts used in different circumstances of daily life. Therefore, the article suggests techniques for the practice of writing and revising this as: planning, drafting, correcting and rewriting.

Keywords: Text, Writing, Proofreading1-INTRODUÇÃO

Um bom texto inicia de um rascunho e nunca de uma primeira versão, pois é por meio de sucessivas revisões que se chega ao aperfeiçoamento da escrita.
O aluno aprende a gostar da prática da escrita a partir do momento em que o educador propicia ao discente, orientações para que o mesmo não escreva sem objetivos e para que esta atividade tenha realvalor em seu aprendizado.
Para que a prática de produção de textos obtenha bons frutos é também imprescindível que o professor liberte-se da maneira tradicional de avaliar um texto, em que a escrita se finaliza na devolução do texto ao aluno cheio de correções ortográficas e gramaticais.
A reescrita deve ser realizada com entusiasmo pelos educandos, de maneira que ao fazer esta tarefa com prazerpossam querer escrever mais, libertando-se da obrigação de fazê-la e deixando a criatividade tomar conta do papel.
A partir deste pressuposto o artigo sugere formas do professor trabalhar a produção e revisão de textos e a reescrita com o aluno para que ao final de todas as etapas do processo da produção textual o discente possa aprender a revisar seu texto e reescreve-lo com as devidascorreções e aperfeiçoamentos.
Saber argumentar é a chave do raciocínio nas demais leituras necessárias à vida. A escrita e a revisão da mesma é uma proposta que pretende auxiliar na busca desta autonomia com a análise que o aluno faz de seu próprio texto.
A sociedade atual nos fornece informações dinâmicas, portanto nossos alunos não podem ser mais meros agentes passivos dos conhecimentos. Devemcontestar, auto-avaliar e ler sobre o mundo com compreensão autônoma.










2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A produção o de textos

A produção de textos deve ser privilegiada na escola. Ao produzir um texto, a criança escolhe palavras, organiza suas idéias, reflete sobre características internas da língua, define seus objetivos.
A princípio ler e escrever é alfabetizar, fazer com...
tracking img