Como trabalhar para um idiota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO: ORIGENS, OBJETIVOS E FINALIDADES

CONCEITO

A Sociologia significa o estudo das relações sociais, formas de associação, fenômenos sociais, o ambiente humano e suas inter-relações.
A Sociologia da Administração é um comportamento social relacionado com a produção industrial de bens, geralmente todas as análises das relações sociais que existem em uma empresa.OBJETO

As relações industriais são o principal objeto da Sociologia da Administração, são observados os papéis profissionais, as normas, comportamento coletivo nas diversas empresas e outros vários papéis dentro de uma mesma organização. Também estuda as causas, o desenvolvimento, as leis e a regulamentação dos conflitos empresariais e industriais. Essas análises são feitas tudo por uma melhorano clima das empresas.

OBJETIVOS E FINS

Para Mayntz, o objetivo deve ser o ponto de partida para a análise das organizações, é aquilo que orienta as atividades, os acontecimentos, os processos para um fim específico e que guias as decisões.
Mayntz divide em três categorias as organizações, segundo os objetivos:

1. Objetivos que se limitam à coexistência dos membros, sua atuação e ocontrato recíprocos entre eles. São exemplos desse objetivo os clubes, agremiações, associações recreativas, onde não são rigorosas
e tem exigem pouca burocracia.

2. Objetivo no qual atua de forma determinada sobre um grupo de indivíduos admitidos em uma organização. Exemplos: escolas, universidades, hospitais, prisões, igrejas etc.

3. Têm o objetivo de alcançar resultados ou atuação externa ese distinguem em três subgrupos:
a) contribuição sem obter nada em troca, como por exemplo, associações beneficentes, organizações científicas, cívicas, de saúde etc. Faz parte do modelo democrático.
b) interesse pessoal dos membros como atuações em cooperativas, sindicatos, associações comerciais etc. Faz parte do modelo democrático.
c) os membros pertencem a estas organizações maispelo emprego do que pelos serviços que prestam. Exemplo: empresas, administração pública, política etc. É uma estrutura autoritária hierarquizada.

DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO ENTRE SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO
Em função dos problemas que o homem enfrentou na área industrial e dos aspectos não econômicos das fábricas e máquinas, aos poucos a pesquisa científica entrou emação. Em meados do século passado surgiu a tese de que o indivíduo envolvido na produção capitalista se desumanizava. Desumanização que foi introduzido por Hegel e alterado por Marx significa que primeiramente o ser cria o objeto e em seguida enfrente como algo prepotente.
Marx, Engels e Proudhon manifestaram três fenômenos relacionados a esse assunto:
a) “o trabalhador se converte em apêndice damáquina;”
b) “se transforma em escravo dos produtos do seu próprio trabalho;”

c) “a produção industrial é suportada de fato pelo trabalhador, que permanece em estado de não-posse”.
Entretanto, os escritores do século passado tiveram um maior interesse nos efeitos sociais gerais da nova forma de produção do que para as particularidades especificas da empresa.
No século passado a investigaçãosocial não foi satisfatória, uma vez que analisou a questão social do ponto de vista político e as reformas sociais sob o aspecto filosófico, além disso, as pesquisas sobre as condições social-humanas foram esquecidas.

PRECURSORES

Para o desenvolvimento da Sociologia da Administração, alguns autores indicaram dois períodos: um deles, desde a pré-história até o ano 1900, e o outro, a partir dasprimeiras décadas deste século até o presente momento. E três fatores seriam muito importantes na origem da Sociologia da Administração:
a) “a Sociologia se preocupa mais com os problemas da indústria;
b) orientação para a investigação sociológica empírica e métodos aperfeiçoados;
c) Estrutura e fenômenos econômicos na indústria.”
Vários estudiosos se aperfeiçoaram nos métodos empíricos de...
tracking img