Como trabalhar com história no ensino médio

Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências Humanas
Curso: Licenciatura Plena em História
Disciplina: Estágio III
Professora: Luiza H. Iotti
Alunos: Daiane dos Santos

Artigo comoinstrumento de avaliação

Como trabalhar com História no Ensino Médio

Resumo: O objetivo do presente artigo é socializar a experiência de Ensino de História, realizada no Curso “Formação do RioGrande do Sul e a influência cultural das etnias” realizado neste ano de 2010, por mim e por Eduardo Pompermayer como atividade da disciplina de Estágio em História III do curso de Licenciatura emHistória da Universidade de Caxias do Sul e sob a orientação da Professora Luiza Horn Iotti. O referido curso foi ministrado para vinte e quatro pessoas (alunas do Curso Normal da cidade de BentoGonçalves) e tinha por objetivo “Criar condições para que as alunas identifiquem e compreendam o processo de formação do estado do Rio Grande do Sul a fim de entender os aspectos econômicos, políticos, sociaise as influências culturais étnicas na região”. Através deste, pretende-se relatar a experiência do referido curso que se utilizou de diferentes documentos e formas diversificadas de aprendizagem naprática, sobretudo como instrumentos de aprendizagem.

Palavras–chaves: Estágio, Práticas Educativas, Ensino de História.

Introdução
O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletira partir das práticas realizadas no curso propiciado pelo Estágio em História III, do Curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul.
O estabelecimento no qual ocorreu oaprendizado foi na Instituição Estadual de Educação Cecília Meireles, localizada no bairro São Francisco da cidade de Bento Gonçalves, o mesmo realizou-se com alunas do Curso Normal dos primeiros esegundos anos do ensino médio. O período de abrangência desta prática de ensino/aprendizagem foi de 20 de outubro de 2010 a 17 de novembro deste mesmo ano. A turma era composta por 24 alunas entre 16...