Como trabalhar com história no ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4327 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências Humanas
Curso: Licenciatura Plena em História
Disciplina: Estágio III
Professora: Luiza H. Iotti
Alunos: Daiane dos Santos

Artigo como instrumento de avaliação

Como trabalhar com História no Ensino Médio

Resumo: O objetivo do presente artigo é socializar a experiência de Ensino de História, realizada no Curso “Formação do RioGrande do Sul e a influência cultural das etnias” realizado neste ano de 2010, por mim e por Eduardo Pompermayer como atividade da disciplina de Estágio em História III do curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul e sob a orientação da Professora Luiza Horn Iotti. O referido curso foi ministrado para vinte e quatro pessoas (alunas do Curso Normal da cidade de BentoGonçalves) e tinha por objetivo “Criar condições para que as alunas identifiquem e compreendam o processo de formação do estado do Rio Grande do Sul a fim de entender os aspectos econômicos, políticos, sociais e as influências culturais étnicas na região”. Através deste, pretende-se relatar a experiência do referido curso que se utilizou de diferentes documentos e formas diversificadas de aprendizagem naprática, sobretudo como instrumentos de aprendizagem.

Palavras–chaves: Estágio, Práticas Educativas, Ensino de História.

Introdução
O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir a partir das práticas realizadas no curso propiciado pelo Estágio em História III, do Curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul.
O estabelecimento no qual ocorreu oaprendizado foi na Instituição Estadual de Educação Cecília Meireles, localizada no bairro São Francisco da cidade de Bento Gonçalves, o mesmo realizou-se com alunas do Curso Normal dos primeiros e segundos anos do ensino médio. O período de abrangência desta prática de ensino/aprendizagem foi de 20 de outubro de 2010 a 17 de novembro deste mesmo ano. A turma era composta por 24 alunas entre 16 e20 anos de idade.
O tema abordado foi a Formação do Rio Grande do Sul e a influência cultural das etnias, durante o período de estágio. Os focos principais foram os limites e fronteiras territoriais que dividiam os Impérios Ibéricos na América que se traduziu mais tarde em vários tratados de limites como também o estabelecimento de núcleos populacionais que afetaram continuamente a vida daspopulações que habitavam o território rio-grandense no período, quem foram os primeiros habitantes do nosso estado o que ficou de sua cultura, com o passar do tempo que influenciou na construção da cultura do povo gaúcho, conhecer como foi à vida dos índios e jesuítas antes das ruínas e o que veio a causar a mesma, negros no Rio Grande do Sul, charqueadas, estâncias e escravidão, RevoluçãoFarroupilha, cultura gaúcha e o mito do gaúcho, imigrantes no Rio Grande do Sul, Açorianos, Alemães, Italianos, Festival étnico, onde foram apresentados todos os povos estudados que contribuíram para formação cultural do Rio Grande do Sul, visitação a ponto turístico de Bento Gonçalves, voltado à imigração italiana, (Epopéia Italiana).
Este curso de extensão tinha por objetivo proporcionar asalunas um momento de aperfeiçoamento dos seus estudos, sobre a História do Rio Grande do Sul, procurando um espaço de reflexão e construções de práticas pedagógicas acerca dos conteúdos que são abordados pela professora títular em sala de aula, na disciplina de História do Rio grande do Sul, visando assim, uma melhor compreensão do ensino de História vinculada à ação de conhecer melhor o estado em quese vive em que se nasce em que se construiu um tradicionalismo, em que as culturas se misturam e nasce o povo gaúcho.
A partir do desenvolvimento em sala de aula dos conteúdos citados anteriormente, buscou-se desenvolver o senso crítico dos estudantes em relação às diferentes ideologias apresentadas e debatidas. Além disto, também se procurou a compreensão e a reflexão dos alunos....
tracking img