como trabalhar com filosofia nos dias de hoje.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

AD2-Bases da Cultura Ocidental
Nome: Christiane Tomaz dos Santos
Polo: Nova Friburgo
Matrícula: 14213120084


Resposta da questão 1.
Segundo as aulas ministradas por André Alonso e Andréa as tragédias gregas abordavam temas históricos e tinham como fonte os grandes mitos, explorando a sua profundidade e contradição: Não havia, nas tragédias espaço para inovação temática, sendo ostemas de origem tradicional extraídos dos principais mitos helênicos. A arte da tragédia consistia na diversidade de tratamentos dados ao mesmo tema mais que na inovação temática. O mesmo mito era visto sobre diferentes perspectivas: na própria narrativa mítica há um elemento central invariável, rodeado de elementos secundários, que podem ser alterados, e com espaço para criação de novos elementos.Dar um tratamento inovador ao tema tradicional consistia na arte do tragediógrafo. A inovação, na tragédia, estava na abordagem e não no tema.
As comédias tinham temas variados. Por vezes, o comediógrafo podia servir-se de uma tragédia conhecida pelo público para torná-la algo digno de riso. Parodiando os mitos, a comédia retirava-lhe o caráter sério e trágico para transformá-lo em algo cômicoe ridículo. Mesmo os deuses poderiam ser alvo da comédia, sem impiedade para a sensibilidade grega.
A temática da tragédia era tradicional, mudava-se o ângulo de visão. A comédia era de temática atual, embora eventualmente se servisse do mito como inspiração. A comédia era marcada pela renovação temática, buscando na atualidade novos temas. O tragediógrafo não criava sua temática, somentepodia abordar de forma diferente temas tradicionais, usando sua criatividade para modificar elementos secundários e periféricos, que recriava e inventava. A comédia, com uma temática sócio- política- cultural ou com temas privados relacionados à vida familiar ou dos vizinhos, era atual e tinha um espaço de criação bem mais amplo que a tragédia.

Resposta da questão 2.
De acordo com asaulas ministradas por André Alonso o desejo de saber não é próprio de uma cultura, ele é inato ao ser humano. O que alimenta e mantém a busca de sabedoria é o questionamento humano, a perplexidade do homem diante de problemas, dificuldades ou questões que lhe parecem sem resposta. Como uma criança, o homem é curioso e se admira perante as coisas da vida, tecendo perguntas como.“Como tal fenômenoacontece? Por que acontece?”. A admiração e a dúvida originam-se da ignorância e levam o homem a pensar e, consequentemente, a filosofar. O fazer filosófico se baseia na admiração perante circunstâncias, dados e fenômenos, sejam esses de origem natural ou humana. A filosofia trata de problemas simples e complexos.
Pode-se concluir, então, que a motivação para a criação dos mitos e da filosofiaestá ligada às mesmas raízes: a admiração e a busca humana de sabedoria para aliviar a ignorância perante a realidade.

Resposta da questão 3.
Segundo André Alonso e Andréa definição apresentada no diálogo acima corresponde com a imagem do sofista apresentada na peça nuvens de Aristófanes. Na peça, Estrepíades, ao pedir que seu filho Fidípides aprenda com os sofistas a argumentar,refere-se ao lugar onde se encontram os sofistas como o “pensatório de almas sábias”. Estrepíades descreve esse lugar como a morada dos homens que falam sobre as realidades celestiais e que cobram para ensinar jovens a vencer quaisquer causas, fossem elas justas ou injustas. O pai quer que o filho aprenda técnicas de argumentação para poder derrotar os seus credores no tribunal, mesmo sendo a causa deleinjusta. Fidípides não quer se tornar discípulo dos sofistas por acreditar que eles eram charlatães e pensadores cuja dedicação à filosofia os afastou da vida real e saudável. Com medo de se transformar em uma figura de aspecto sombrio e adoentado, Fidípides não obedece ao pai.
Aristófanes, ao fazer tal descrição dos sofistas, critica o modus vivendi destes, pois afirma que o ensino...
tracking img