Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis?


Discuta com a turma o conceito de planejamento urbano sustentável e proponha aos alunos que estudem alternativas para melhorar a qualidade de vida nas cidades onde vivem

Objetivos
- Introduzir o conceito de planejamento urbano sustentável.
- Refletir sobre iniciativas que tornam as cidades mais sustentáveis. 
- Utilizar a pesquisade opinião como fonte de informações.
- Refletir sobre os problemas socioambientais das cidades.
- Propor possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida da população local (do entorno da escola ou da cidade).

Conteúdos
- Sustentabilidade.
- Cidades sustentáveis.
- Planejamento urbano. 
- Energias renováveis.
- Mobilidade urbana.
Anos
8º e 9º anos
Tempo estimado
Quatro aulasMateriais necessários
Cópias das figuras 1 e 2 para mostrar à turma; computadores conectados à internet; textos de apoio disponíveis neste plano de aula. 

Introdução
Em 31 de outubro de 2011 a Terra alcançou a marca de 7 bilhões de habitantes e mais da metade de toda essa população já vive em áreas urbanas. No Brasil, 85% da população vive em cidades. No entanto, a falta de planejamento urbano ede responsabilidade socioambiental dos cidadãos tem provocado sérios problemas, como a poluição do ar, os congestionamentos, o acúmulo de lixo em lugares inadequados, como rios e córregos, a violência, entre outros. Os problemas urbanos são um bom mote para trabalhar com os alunos alternativas de planejamento mais sustentáveis para as cidades brasileiras. 

Desenvolvimento 
1ª aula
Comece aaula explicando aos alunos que nos próximos encontros vocês irão analisar os principais problemas urbanos e discutir alternativas adotadas por algumas cidades para solucionar as dificuldades decorrentes da falta de planejamento e das ações humanas inconsequentes para o território.
Para sensibilizar os estudantes sobre o tema "cidades sustentáveis" e identificar os conhecimentos que eles têm arespeito do assunto apresente duas imagens que mostram problemas urbanos e que ilustram propostas de intervenção, conforme a sugestão abaixo. Deixe que os alunos observem as fotografias por alguns instantes e, em seguida, lance as seguintes questões: o que mais chama atenção nessas imagens? Por quê? Você concorda com as intervenções propostas? Você teria outras sugestões de intervenção? Quais? Éimportante que neste momento os alunos expressem suas opiniões e adquiram certa familiaridade com o assunto.
[pic]
Figura 1: Congestionamento em uma cidade grande e propostas de intervenção para resolver o problema. Foto: Alexandre Battibugli. Ilustração: Rogério Fernandes
[pic]
Figura 2: Fábrica soltando fumaça e propostas de intervenção para resolver o problema. Foto: Joel Rocha. Ilustração:Rogério Fernandes
Depois de diagnosticar os conhecimentos que os alunos têm a respeito dos problemas urbanos e sobre boas iniciativas adotadas por cidades brasileiras para resolver essas questões, acrescente algumas informações sobre os grandes transtornos enfrentados pelos habitantes de metrópoles - tais como congestionamentos, poluição, descarte incorreto do lixo etc. Solicite, ainda, que osestudantes apontem outros problemas que uma metrópole apresenta e comentem se esses problemas se repetem em cidades menores.
Registre as repostas da turma na lousa e comente que o crescimento desordenado das cidades brasileiras tem agravado esses problemas. Proponha, então, uma questão para debater com a classe: é possível planejar alternativas mais sustentáveis para viver nas cidades brasileiras? Nestaetapa, você pode explorar o texto de apoio disponível em http://abr.io/1XCX. Destaque que a razão para se construir cidades mais sustentáveis parte da necessidade de se oferecer aos habitantes dos grandes centros urbanos melhores condições de vida.
Reforce para os estudantes a ideia de que os problemas enfrentados nas grandes cidades do globo não são os mesmos - eles variam conforme o grau de...
tracking img