Como tecer um texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como tecer um texto

Existe uma razão etimológica para não esquecermos que produzir um texto é o mesmo que tecer, entrelaçar unidades e partes com a finalidade de formar um todo.
A razão é que apalavra texto é originada do latim textum, que significa “tecido, entrelaçamento”.
A partir dessa ideia falamos em textura de um texto: que é a rede de relações que garantem sua coesão.
Quandovamos escrever um texto nos baseamos em quatro elementos centrais: a repetição, a progressão, a não contradição e a relação. Todas essas partes compõem o texto, elas surgem uma após a outra,relacionando-se com o que já foi dito ou com o que se vai dizer.

Repetição

Ao longo de um texto coerente ocorrem repetições, retomadas de elementos. Essa retomada é normalmente feita por pronomes ou porpalavras e expressões equivalentes ou sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o que deve ser feito com cuidado, a fim de que o texto não seja prejudicado.

Progressão

Numtexto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. A progressão complementa a repetição: esta garante a retomada de elementos passados; aquela garante que o texto não selimite a repetir indefinidamente o que já foi colocado. Dessa forma, equilibramos o que já foi dito com o que se vai dizer, garantindo a continuidade do tema e a progressão do sentido.

Não contradiçãoNum texto coerente, não devem surgir elementos que contradigam aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. Esse tipo de contradição só é tolerado se for intencional.
Não se deveconfundir a não contradição com o contraste, pois a aproximação de ideias e fatos contrastantes é um recurso muito frequente no desenvolvimento da argumentação.

Relação

Num texto coerente, os fatos econceitos devem estar relacionados. Essa relação deve ser suficiente para justificar sua inclusão num mesmo texto. Para que se avalie o grau de relação dos elementos que vão construir o texto, é...
tracking img