Como surgiu o serviço social na america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1392 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. COMO SURGIU O SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sua legitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais, religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações.
Muitas são as versões e os textos sobre a origem do serviçosocial no continente latino-americano.
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também esta sujeito à classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes. A contradição é uma característica presente em países industrializados.
O Serviço Social profissional na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile,quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem ao Serviço Social Latino-Americano, não só de uma forte e decisiva influência externa, mas como mero reflexo sucessivamente do Serviço Social Belga, Francês e Alemão, e depois, Norte-Americano. Na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão, subordinada à profissão médica, porque os médicos – especificamenteAlejandro Del Rio – procuravam levar sua eficiência e rendimento, integrando-a à série de subprofissões já existentes..

2. SERVIÇO SOCIAL NA DÉCADA DE 30
Por volta da década de 30, começa haver no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasceneste momento através do papel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que, movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modelo agrário-comercial para o modelo industrial, atua frente à "questão social" que é apresentada diante de todos, e, segundo Iamamoto (2004, p. 18) "o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a sociedadee obriga o Estado, as frações dominantes e a Igreja a se posicionarem diante dela".
A Igreja Católica torna-se fundamental na abertura das duas primeiras escolas de Serviço Social: a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936 e a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1937, sendo essas duas escolas as pioneiras do Serviço Social no Brasil.

2. A IMPORTANCIA DO CAPITALISNO NOSERVIÇO SOCIAL
Segundo Martinelli, o capitalismo mudou totalmente a sociedade, com sua exploração dos trabalhadores A Revolução Industrial no século XIX possibilitou a ascensão do capitalismo industrial o que significava para os operários a exploração de suas próprias vidas, ai quando o proletário se reconheceu como classe .
O capital, como relação social de produção, tem comocaracterística e condição a expansão de valor e a faz, face a classe assalariada. Diante de tamanha exploração surgiu uma onda crescente de manifestações operárias, que deram ao mundo um testemunho vivo de seu espírito de luta, mas ainda não tinham força organizativa , nem objetivos centrados, daí percebeu-se a importância das associações. Porém, só através da união massiva dos trabalhadores, em 1824 naInglaterra eles ganharam o direito de se reunirem em associações.
O movimento dos trabalhadores tornara-se cada vez mais organizado politicamente e o proletário era uma presença marcadamente significativa no cenário social. Isso e os enormes problemas sociais produzidos pela expansão do capitalismo causaram uma inquietação na burguesia, no sentido de desestabilizar sua ordem social. A burguesiausou como estratégia as práticas assistenciais como forma de ratificar tais sujeições e apareceu com um falso discurso humanitário baseado na igualdade e na harmonia entre as classes, na verdade ela queria se apropriar da prática social para submetê-la aos seus desígnios. O Serviço Social surge, portanto como criação típica do capitalismo, articulada com um projeto de hegemonia do poder burguês....
tracking img