Como surgiu o serviço social na america latina

1. COMO SURGIU O SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sualegitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais, religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações.
Muitas são as versões e os textos sobre a origem do serviçosocial no continente latino-americano.
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também esta sujeito à classe subalterna sendoo mediador entre ambas as classes. A contradição é uma característica presente em países industrializados.
O Serviço Social profissional na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile,quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem ao Serviço Social Latino-Americano, não só de uma forte e decisiva influência externa, mas como mero reflexo sucessivamente doServiço Social Belga, Francês e Alemão, e depois, Norte-Americano. Na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão, subordinada à profissão médica, porque os médicos – especificamenteAlejandro Del Rio – procuravam levar sua eficiência e rendimento, integrando-a à série de subprofissões já existentes..

2. SERVIÇO SOCIAL NA DÉCADA DE 30
Por volta da década de 30, começa haver noBrasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasceneste momento através do papel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que, movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modeloagrário-comercial para o modelo industrial, atua frente à "questão social" que é apresentada diante de todos, e, segundo Iamamoto (2004, p. 18) "o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a...
tracking img