Como surgiu o cigarro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu o cigarro?

Apesar de o tabaco já ser conhecido na América há mais de três mil anos e ter sido levado para a Europa com os primeiros navegadores, consumi-lo em forma de cigarro tornou-se hábito apenas na segunda metade do século XIX.
» Desde quando os mortos são enterrados?
» Qual é a cidade mais antiga?
» Onde ficava a casa-da-mãe-Joana?
Desfiar o fumo de corda e enrolar emforma de cigarro era costume entre os navegadores portugueses. No entanto, o cigarro não pegou de início: nos primeiros três séculos após o descobrimento da América - e do fumo -, a moda era mesmo fumar cachimbos e charutos, além de aspirar rapé.
A primeira fábrica de cigarros no Brasil começou em 1874, com o português José Francisco Correia, no Rio de Janeiro. Mas no século XX é que a indústriados cigarros ganhou vigor no Brasil: foram desenvolvidos dois tipos de fábricas - as que desfiavam o fumo e as que o beneficiavam para exportação. Em 1900, o Brasil tinha fábricas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Sergipe e Maranhão.
Na fabricação moderna do cigarro, lâminas e talos das folhas de fumo passam por cilindros onde recebe água e vapor, misturado em diferentesproporções e acrescido de substâncias para dar sabor. Em seguida, a mistura recebe essências, resultando no fumo desfiado.
Nas máquinas de fazer cigarros, até 16 mil são produzidos por minuto e colocados em carteiras envolvidas em películas de polipropileno. A partir daí, é embalado e levado ao consumidor.


Neste trabalho se avalia os efeitos do tabaco, tanto em relação ao fumante em si,quanto aos chamados fumantes passivos (convivem
com o fumante e têm efeitos semelhantes na perda da saúde) e o impacto ambiental do hábito de fumar.
O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.c., nas Sociedades Indígenas da América Central utiizadas em rituais mágico-religiosos (depois dizem que cigarro não dá onda!)
Os primeiros casos relacionando fumar e câncer de pulmão surgiram nadécada de 60 iniciando aí uma batalha entre os médicos e a índústria do tabaco muito bem relatada no filme "O Informante".
Se nada for feito, o índice de morte por tabagismo continuará crescendo, principalmente no terceiro mundo, vindo causar uma catástrofe termo de doenças como câncer, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral.
A estimativa de morte pelo cigarro para o primeiromundo esstá em torno de 2 milhões de fumantes e para o terceiro mundo 1 milhão de fumantes.Infelizmente, as perspectivas para 2020 para o primeiro mundo será de 3 milhões enquanto absurdamente no terceiro mundo estará na casa dos 7 milhões de fumantes por ano.
Não há cigarro bom, todos eles são letais, sejam os de baixo teores, bali, palha ou até mesmo os que não se traga como charuto e cachimbo.A Organização Mundial de Saúde,considera o tabagismo como uma pandemia (é uma epidemia que está espalhada pelo mundo inteiro. O tabagismo, hoje,mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool.suicídios e acidentes de trânsito. Se medidas efetivas do controle do tabagismo não forem tomadas, em 2020, esse número chegará a 10milhões demotes, endo 70% delas em países emdenvovimento.
Lembrem-se que a ação das substâncias do cigarro , ocorrem não só sobre o fumante, ms também sobre o não fumante exposto à poluição ambiental causada pelo cigarro.
A fumaça do cigarro é uma mistura de cerca de 4700 substâncias tóxicas diferentes, por exemplo: monóxido de carbono (veneno que sai do escapamento de carros), amônia, acetona, formaldeído, formol (substância que se usa paraconservar cadáveres), acetadeído, acroleína, nicotina e alcatrão que concentra 43 substânciaas cancerígena, dentre estas estão o arsênico,níquel, benzopireno, cádmio (componente de pilhas) chumbo (metal pesado), além de resíduos de agrotóxicos nos produtos agrícolas como por exemplo o DDT e susbstâncias radioativas como Polônio 210 e Carbono 14 que demoram mais de 20 anos para sairem de nosso...
tracking img