Como surgiu a educação dos surdos no brasil

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
A educação de surdos no Brasil
A história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje é o atual Instituto Nacional de Educação de surdos (I.N.E.S.). Fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês Ernet Hwet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D. Pedro II para trabalhar na educação e surdos. No início, eram educados por linguagemescrita, articulada e falada, datilogia e sinais. A disciplina "Leitura sobre os Lábios" estaria voltada apenas para os que apresentassem aptidões e a desenvolver a linguagem oral. Assim se deu o primeiro contato com a Língua de Sinais Francesa trazida por Hwet e a língua dos sinais utilizada pelos alunos. É importante ressaltar que naquele tempo, o trabalho de oralização era feito pelos professorescomuns, não havia os especialistas. Assim a comunidade surda veio conquistando seu espaço na sociedade. Hoje podemos observar que os governos têm preocupado com a inclusão. De acordo com a Declaração de Salamanca (1994, p. 15).
A a expressão necessidades educacionais especiais refere-se a todas as crianças e jovens cujas carências se relacionam a deficiências ou dificuldades escolares. (...) Nesteconceito, terão que se incluírem crianças com deficiências ou superdotados, crianças de rua ou crianças que trabalham crianças de populações remotas ou nômades, crianças de minorias lingüísticas, etnias ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavoráveis ou marginais.
Segundo o texto da Constituição brasileira, em seu artigo 208, fica também garantido "O atendimento especializado aosportadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". A lei nº 9394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional procurando trazer a garantia de "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". Segundo o texto constitucional, na concepção da lei, a "educação especial" é definida no artigo 58, como "amodalidade de educação escolar na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades especiais." Nesse caso, porém, temos um detalhamento de como este processo, em teoria, deveria ocorrer.

História da Educação do Surdo
 
 
 
Pode-se dizer que a história da educação do surdo tem início em meados do séculoXVI. Até esta época, portadores de deficiência auditiva eram consideradosintelectualmente inferiores, motivo pelo qual eram trancados em asilos. Essa idéia começou a ser desfeita quando se percebeu que o surdo poderia aprender a se comunicar, não só por língua de sinais, como por língua falada. Utilizava-se então língua auditiva-oral nativa, língua de sinais, datilologia (representação manual do alfabeto), entre outros, mesclando-se diversas modalidades de comunicação. Issofez com que o ensino da língua de sinais passasse a ser fortemente difundida, possibilitando que ela atingisse um excelente êxito do ponto de vista qualitativo e quantitativo.
Na segunda metade do século XIX, o oralismo ganhou força e a língua de sinais acabou sendo proibida. Na década de sessenta (60) a língua de sinais retornou, só que associada ao oralismo. Isso deu origem ao Bilingüísmo, ondeo foco era a comunicação total e o meio para efetivar essa comunicação não era tão focado quanto o objetivo de efetiva-la.
No Brasil, a educação para deficientes auditivos surgiu já no segundo império, com a chegada do educador francês Henest Huet, quando se criou o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, atual INES [http://www.ines.org.br/] (Instituto Nacional de Educação dos Surdos). A princípiofoi adotada a língua de sinais, até que em 1911 foi adotado o oralismo puro e, já na década de 1970, chegou ao Brasil a filosofia da comunicação total.
Língua de Sinais consiste em um conjunto de sinais produzidos pelas mãos que, atuando junto com gestos e expressões corporais e faciais, visam efetivar a comunicação. Os elementos desse sistema de comunicação permitem que as línguas faladas sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como a Psicologia da Educação surgiu no Brasil?
  • A História da Educação dos Surdos no Brasil
  • A história da Educação de Surdos no Brasil
  • História da educação dos surdos no brasil
  • PORTFOLIO A Educação dos surdos no Brasil
  • História da Educação dos surdos no Brasil
  • A educação de surdos no brasil
  • A retrospectiva da educação de surdos no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!