Como ser um leitor exigente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como ser um leitor Exigente

Como em tudo na vida temos objetivos, para ler não é diferente, quando se lê um livro ou artigo de revista, jornal, as pessoas fazem isso com alguma finalidade, sejapara fugir do cotidiano ou buscar informação ou qualquer outra coisa que acarretará algum benefício à pessoa.
Para ser um bom leitor é bom saber o que cada livro pode oferecer, e muitos não sabemdisso e portanto não conseguem manter suas mentes concentradas na leitura,não compreendendo o texto e deixando sua mente vagar, pois não sabem fazer o esforço necessário e correto para obter algum lucroda leitura.
Ler algum assunto, você precisa ser participativo, ter uma leitura ativa, como fazer e responder perguntas enquanto se lê. Existem 4 perguntas fundamentais para se fazer a um livro.Sobre o que fala o livro? Tente descobrir o tema principal que o autor abordou. O que está sendo dito, detalhadamente? E como? Descubra os argumentos que o autor usa para defender o tema. O livro éverídico? Forme sua opinião, mas você tem que ter entendido do que se trata o livro para responder se é verídico ou não. O que se pode extrair do livro? É importante investigar o que o conteúdo que o autorjulgou importante forneceu para você, se esclareceu e se tem algo a mais a dizer. Então para se tornar um leitor exigente é necessário um certo grau de esforço para fazer perguntas e responde-las damelhor forma possível.
É preciso ter o hábito de responder as perguntas de forma precisa e acurada e apenas treinando, lendo, você consegue construir essa habilidade. Você pode fazer uma leituraaveriguativa, onde essa forma de leitura fornece respostas mais acuradas ou uma leitura analítica, que tem o sucesso da leitura depois de responder a última das perguntas. E a leitura sintópica, onde vocêtem como mais importante responder o que você extraiu do livro.
Responder as perguntas com um lápis na mão é muito mais fácil do que com sua mente. Escrevendo, você demonstrará com que atenção...
tracking img