Como se organizar um tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho irei abordar a metodologia mais adequada de se elaborar um trabalho cientifico, seja ele um artigo ou um trabalho de conclusão de curso, conhecido por alguns como monografia ou TCC.
A melhor maneira de se iniciar qualquer projeto cientifico é elaborando um pré-projeto, pois qualquer tema que se desejar abordar precisa de um estudo de outras pesquisas járealizadas em relação a esse determinado assunto. Logo após esse estudo preliminar pode-se dar inicio ao projeto definitivo.
A pesquisa precisa ser planejada rigorosamente, pois o pesquisador corre o risco de se perder ao ter muitas informações e não saber como usa-las a certa altura do projeto, a pesquisa deve seguir um cronograma e este deve-se fazer presente no resultado final, ou seja, no projetodefinitivo pois ele faz parte da estrutura do trabalho cientifico.

01
1. Elementos da Pesquisa

Em uma pesquisa nada é feito ao acaso, a escolha do tema , os objetivos e a metodologia a ser utilizada são escolhidos no projeto de pesquisa para a elaboração do projeto definitivo, e este tem que responder a algumas questões como :* O quê ?
* Por quê ?
* Para quê ?
* Para quem ?
* Onde?
* Como, com quê, quanto e quando ?
* Quem
* Com quanto ?

Ao desenvolvimento do projeto , essas perguntas vão sendo respondidas, cada qual de acordo com a sua colocação na estrutura do projeto.

Nos estudos preliminares, o pesquisador tem que saber o que ler. O ato de ler é um dos fatores decisivos doestudo e “imprescindível em qualquer tipo de investigação cientifica”, de acordo com o livro Metodologia do Trabalho Cientifico de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi.

A estrutura de um projeto cientifica é composta pela apresentação, objetivo, objeto, metodologia, embasamento teórico, cronograma, orçamento, instrumento de pesquisa, bibliografia.

1.1 Apresentação

Aapresentação do projeto vem responder a nossa primeira questão, quem? , a capa traz os elementos principais á compreensão do projeto, como o nome da entidade pela qual se fez a pesquisa, o nome do pesquisador, o coordenador e outras coisas que vão permitir ao futuro leitor identificar o projeto. Mas ao contrário do que a maioria possa imaginar a apresentação do projeto não terminar somente na capa , em umaoutra folha temos o Objetivo que nos responde, para quê ? e para quem ? .
Dentro do objetivo vamos falar sobre o Tema, que é o assunto que será abordado durante o desenvolvimento do projeto, essa é fase de especificar bem sobre o assunto em questão. Temos ainda o Objetivo Geral, esse vem nos dar uma visão global sobre o assunto abordado , e o Objetivo Especifico que tem um papel deintermediário, ele usa o objetivo geral em situações particulares.

02

1.2 Justificativa

Agora chegamos na reposta da questão por quê? , essa parte do projeto é chamada de Justificativa, é uma das partes mais importantes pois contribui diretamente na aceitação do projeto, é basicamente, uma pequena exposição do por quê é importante a realização do projeto como um todo. É aqui que encontramos ateoria que diz respeito ao tema, a justificativa é onde o pesquisador irá usar dos seus conhecimentos científicos e da sua criatividade para convencer da importância do projeto.



1.3 Objeto

Chegamos agora no Objeto, que nos reponde a questão o quê? , aqui veremos o Problema, como o próprio nome sugere aqui vemos a dificuldade especifica que a pesquisa vem tentar solucionar. Vemos tambéma Hipótese Básica , visto que o problema precisa de uma resposta provável, suposta e provisória , ou seja uma hipótese, essa é a principal resposta para o problema. As Hipóteses Secundárias são afirmações que vêm complementar a básica.
Temos ainda dentro do Objeto algo que chamamos de Variáveis, o conceito da palavra sugere que são valores atribuídos, e no projeto científicos não tem...
tracking img