Como se iniciou a historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso da escrita e da oralidade para nossa sociedade é de suma importância histórica, pois como os gregos pensavam é através da escrita que nos consagramos, nos tornamos eternos e nos divinizamos; perpetuando assim a nossa historia. Claro que não me refiro a divindades como os gregos, mas escrever é fixar, da continuidade a sua historia é permanecer de certo modo “vivo”. Mas como surgiu ahistória, de onde ela veio, qual sua origem, suas raízes? É através de questionamentos como esse que começamos a construir um passado histórico mais concreto.
Foi no século VI com o desenvolvimento da polis quando começou a democratização das ideias, foi a partir daí que a escrita começou a ter um papel fundamental na vida da sociedade, não apenas da sociedade grega. Foi devido a arte da oratória queos gregos passaram a escrever, a registrar sua história, naquela época a escrita foi usada para contar os mitos.
O mito era a base da sociedade grega, eles seguiam com vigor e respeito os deuses em que acreditavam, os cultuavam oferecendo-lhes sacrifícios, alimentos.
A filosofia deu sentido aos mitos foi através dos filósofos que esses ganham logos, razão, Aristóteles fala dos teólogos essesvieram antes dos filósofos e é considerado por ele como a primeira filosofia, tentavam explicar a origem da natureza através do épico da Ilíada. Para Platão os teólogos já desmistificavam os mitos falando de modo critico sobre esses, eles não tinham por teologia o mesmo que conceituamos hoje. O que ocorre é que os teólogos buscam a origem de tudo na mitologia utilizando de meios exteriores paraisso, e os filósofos procuravam nos elementos já existentes e através deles podem buscar as origens.
O povo grego se utilizava da mitologia, da arte, da filosofia para exprimir seus sentimentos diante da sociedade, foram nas tragédias gregas que os historiadores, arqueólogos, pesquisadores poderão conhecer as tradições culturais e praticas grega. Não existiam registros históricos objetivos entãopara se levantar hipóteses do que aconteceu naquela época e como era que os povos que habitavam a região se comportavam os historiadores, no caso da Grécia, tiveram como documentos os artefatos ², e os mitos. Esses objetos tinha o papel de “denunciar”, eles relatavam o dia-a-dia dos cidadãos gregos, como se fossem o que hoje temos como diário, relata toda a vida cotidiana do seu “escritor”; naquelaépoca era comum os gregos colocarem imagens de deuses em que acreditavam e eram devotos na suas salas, para visto por todos.
Nota ²: Artesanatos, vasos, pinturas, esculturas.
O pensamento humano é mutável, o que se pensava a séculos atrás já não é o mesmo que se pensa hoje estamos inseridos num novo meio, numa nova lei tendemos a viver de acordo com ele, sendo assim as historias antigas devem esão recontadas por historiadores contemporâneos.
Se formos observar nos tempos helênicos não iremos ter textos escritos, para serem estudados para poder compreender e aprender um pouco sobre a sociedade que se instalou na antiga Grécia então foi necessário que s trabalhasse com a historia oral. O homem carrega consigo marcas, vestígios de seu passado historias que por meio de contos passam depai para filho estando presente por gerações.
Na cidade grega de Atenas, após sua vitoria diante da Pérsia, passou a vigorar uma política democrática existindo assim um espaço chamado de Ágora, um tipo de praça publica onde os cidadãos se reunião para discutir sobre as decisões que o estado deveria tomar, os considerados cidadãos atenienses eram poucos, sendo excluídos as mulheres, os estrangeirose escravos.
Com a pratica da oralidade democrática, que se deu no século VI a.C, os filósofos se tornam os primeiros questionadores do estado; só sendo um grande orador para conseguir se posicionar durante a assembléia e obter a “vitória”, a decisão estava na mão do mais convincente, o que “justificam” as perseguições por eles sofridas, eles deram razão lógica aos fatos, eles investigaram,...
tracking img