Como se faz uma tese

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
BREVE HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE DESTE SÉCULO NO BRASIL
No início do século XX não existiam hospitais públicos, apenas entidades filantrópicas, mantidas por contribuições e auxíliosgovernamentais. Para as pessoas com melhores condições financeiras existia a assistência médica familiar. O hospital que havia até então contava apenas com trabalho voluntário, sendo um depósito de doentes queeram isolados da sociedade com o objetivo de não "contagiá-la".
Nas primeiras décadas do século, houve um grande crescimento econômico no Brasil, no entanto foi um período de crise sócio-econômica esanitária. Para reverter a situação, o governo criou medidas que garantissem a saúde da população trabalhadora através de campanhas sanitárias de caráter autoritário.
Somente na década de 20 é quese dá a primeira medida concreta, em nível nacional, para a criação do sistema de saúde pública. A Diretoria Geral de Saúde Pública é organizada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, que resolve oproblema sanitário, implementando, progressivamente, instituições públicas de higiene e saúde. Oswaldo Cruz adotou o modelo das 'campanhas sanitárias' (inspirado no modelo americano, mas importado deCuba). As campanhas de saúde pública eram organizadas de tal forma que assemelhavam-se a campanhas militares, dividindo as cidades em distritos, encarcerando os doentes portadores de doenças contagiosase obrigando, pela força, o emprego de práticas sanitaristas. Esta situação levou à "Revolta da Vacina", no Rio de Janeiro, quando a população revoltou-se com a obrigatoriedade da vacina contra avaríola.
Considerados o marco da medicina previdenciária no Brasil, é criado em 1930 os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), os quais, diferentemente das antigas Caixas, criadas na década de 10,são organizados por categorias profissionais, não mais por empresas. A mudança que ocorreu não foi somente nas siglas, mas também na forma de administração. Os recursos dos IAPs eram arrecadados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como se faz uma tese.
  • Como se faz uma tese
  • Como Se Faz Uma Tese
  • Como se faz uma tese
  • Como se faz uma tese
  • Como faz uma tese
  • Como se faz uma tese
  • Eco Umberto Como se faz uma tese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!