Como se expressam os genes

5.1 Como se expressam os genes
1 - A natureza química do material genético
O ácido desoxirribonucleico é conhecido pela sigla DNA, que se tornou famosa nas duasúltimas décadas, principalmente devido á popularização dos exames para identificação de pessoas. No meio científico, porém essa sigla já era bem conhecida desde o inicio dadécada de 1950, quando se comprovou que o acido desoxirribonucléico é o material genético.
Nas últimas cinco décadas, os processos no estudo do DNA foram enormes: suaestrutura molecular foi determinada, o código genético foi desvendado e descobriu-se como as informações codificadas no DNA são traduzidos em mensagens que controlam ofuncionamento celular. Além disso, foram desenvolvidas técnicas sofisticadas de análise e de manipulação de moléculas de DNA que possibilitam a criação de novos camposde pesquisa e de novas tecnologias.
O estopim de toda essa revolução nos conhecimentos genéticos foi a publicação do artigo intitulado Estrutura molecular do ácidonucléico: uma estrutura para o ácido nucléico desoxirribose, de autoria dos pesquisadores James Watson e Francis Crick.
Eles reuniram uma série de informações obtidas pordiversos pesquisadores ao longo de décadas de trabalho experimental e desenvolveram com sucesso um modelo para a molécula de DNA. Segundo o modelo, o DNA é umadupla-hélice, constituída por duas cadeias de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três componentes: um grupo de fosfato, um glicídio e uma base nitrogenada, unidos nessaordem. Por convenção, a sequencia de nucleotídeos de uma cadeia de DNA é referida pela sequencia de suas bases nitrogenadas simbolizadas pelas letras A, C, G e T.
tracking img