Como se comunicar com sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MCKENNA, Collen. Como se comunicar com sucesso. Tradução da Equipe Market. Books 1° Ed, São Paulo: Market, 2002.

1º O que é comunicação
O texto cita que a comunicação é compartilhar informações, e tem como objetivo que haja compreensão dessas informações. Entretanto há casos de haver confusão, na hora de se comunicar não conseguindo atingir seu objetivo, pelo fato de não ter utilizadocorretamente o vocabulário, falando de forma incoerente, assim tornando-se conversas inúteis.
Contudo quando se tem boa comunicação, se torna melhor seu relacionamento interpessoal, quando ocorre falha na comunicação as relações minimizam ou então se extinguem. No âmbito profissional um funcionário comunicativo, facilmente será promovido pelo fato de serem eficientes e produtivos. Já ofuncionário com pouca comunicação na maioria dos casos não passa no processo de seleção. Para se comunicar, usamos o ato de falar, escrever, ler e ouvir. Entretanto o ato de falar e ouvir são rápidos, não tem como voltar atrás e refazer, exigindo criatividade. Contudo a comunicação pode ser treinada e aprendida melhorando a eficiência, e nos ajudando para sermos compreendidos.

2º O que você disse? Afala entre os sexos no ambiente de trabalho
O texto cita que apesar de ter tido um aumento do numero de mulheres inseridas no mercado de trabalho, a comunicação entre e homens e mulheres ainda é pouca pelo fato de as mulheres serem mais reservadas, aprender de uma forma diferente da dos homens de se comunicar. Portanto há diferenças entre homens e mulheres, que causam algumas vezesdesentendimentos pelo fato de terem objetivos diferentes. Porém para haver entendimento entre os sexos terão que reconhecer que são diferentes e que devem ser respeitadas. Entretanto os homens ao se comunicar com uma mulher deve se colocar no lugar dela, que elas são mais sentimentais, mostrando para ela que a opinião dela é muito importante. Já as mulheres ao se comunicar com o sexo oposto não devemesquecer que eles gostam de ser valorizados, e mostrar que eles têm controle sobre a situação.

3º O ato de ouvi: a essência da comunicação
O texto cita que, ouvir é um exercício que mais utilizamos no dia a dia, porém não é fácil de se aprender, a ponto que o ouvinte tem que se por no lugar do locutor e com isso ajudá-lo para haver resolução de determinado problema, chamamos isso de escutareflexiva. Contudo temos o modo onde o ouvinte se mostra atento ao assunto com a linguagem corporal, porém nem sempre é fácil de se perceber assim sendo ouvir se faz necessário.

4º Declare-se
O texto cita que os nossos comportamentos mostram o tipo de pessoas somos às vezes passivas não expressando o que pensamos e sentimos às vezes agressivas não se preocupando com o sentimento do próximo, ehá a assertividade onde expressa corretamente o que pensa, sente e acredita respeitando o próximo.
Entretanto mesmo se comunicando de forma assertiva sempre terão pessoas contrarias ao seu modo.

5º Não é o que você diz, mas como você diz
O texto cita que há grande importância na forma como nos expressamos. Na comunicação verbal devemos ficar atentos aos componentes da comunicaçãonão verbal: contato visual, postura do corpo, contato físico a distancia, expressões, gestos, no tom da voz, fluência, ritmo e no vestuário, porque nos expressando podemos prejudicar ou até mesmo nos contradizer.

6º Como falar em público
O texto cita que falar em publico não uma tarefa tão fácil para alguns, algumas pessoas tem medo de falar em público. Que um discurso tem que ser bemelaborado para atingir o objetivo do ouvinte; deve seguir a ordem introdução, desenvolvimento e conclusão; o discurso tem que ser ensaiado. Entretanto falar em publico exige técnicas e para isso tem que praticar e o medo têm que ser controlado.

7º O estilo de escrita
O texto cita que para se ter uma escrita fluente, deve se conhecer o assunto, se atentar ao perfil do leitor e ter um...
tracking img