COMO SE APRESENTA A HIERARQUIA NAS ABELHAS Apiss mellifera.

2179 palavras 9 páginas
Sumário

1. Introdução.............................................................................................03
2. Diferenciação no casulo......................................................................04
3. Desenvolvimento das abelhas (Apiss mellifera)...............................06
4. Funções hierárquicas na colméia.......................................................08
5. Conclusão.............................................................................................10
6. Referencias bibliográficas...................................................................11

1. Introdução
As abelhas são insetos sociais, vivem em colônias organizadas em que os indivíduos se dividem em diferentes funções hierárquicas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões.
Neste trabalho você poderá observar as diferenças em funções e anatomia entre as abelhas da espécie Appis mellifera. Isso desde ovo até a forma adulta. E observará que estas diferenças existem desde a forma do favo, ao formato das asas. Onde cada característica aparece de acordo com as suas funções. A abelha operaria por exemplo, possui diversas funções ao longo de sua vida, e com isso, modifica sua característica com surgimento de novas glândulas que irá ajuda-lá em cada função.

2. Diferenciação no casulo

Na hierarquia das abelhas existem 3 classes: a rainha,a operaria e o zangão, e estes já se diferenciam nos casulos. Onde a rainha sendo a única fêmea fértil da colméia.
De acordo com a reportagem feita por Ricardo Bonalume Neto, 2005, as abelhas rainhas da espécie Apis mellifera, são colocadas em casulos maiores que os das operarias, como as operarias adultas que alimentam as larvas que estão nos casulos, a tendência é

Relacionados