Como sao as relaçoes entre classes sociais discritos por marxm

295 palavras 2 páginas
COMO sao as relaçoes entre as classes sociais discritos por marx? Segundo marx toda ,historia e uma luta entre classe dominante ea classe dominada , e toda sociedades tem sido dilacerada por esse conflito.
A sociedade do passado tentaram manter sob controle a classe explorada atraves de organizaçoes politicas,leis costumes tradiçoes idologias religioes e rituais.
Ha uma relaçao de exploraçao entre classe dos proprietarios ,a burguesia ,ea dos trabalhadores,o proletariado ,por que a posse dos meios de produçao,sob a forma de propriedade privada .faz com que os trabalhadores ,,para assegurar a sobrevivencia tenhan de vender sua força de trabalho ao empressario capitalista ,o qual se apropria do produto do trabalho de seus operarios .
As relaçoes entre as classes sao complementares ,pois so existe em relaçao a outra .
So existem proprietarios porque ha uma massa ,de despossudios cuja unica propriedade e sua força de trabalho ,que precisam vender para assegurar a sobrevivencia .
As classes sociais sao complementares e interdependentes .
Ao dizer que o trabalho cria o homem, e, por força da dialética, que o homem cria a si mesmo pelo trabalho,
Marx provocou uma reflexão sobre o que era o trabalho e evocou sua função mediadora na relação entre o homem e a natureza. Através do trabalho, o homem superou sua condição de ser natural e se converteu em ser social.
É moderna a idéia de que o homem se faz a si mesmo e se eleva como ser humano por meio do trabalho, transformando o mundo material. E a essa forma de pensar acrescenta-se a consolidação de um aparato legal e a aparente conversão de trabalho social em trabalho assalariado.
Institui-se o contrato de trabalho como a expressão jurídica para definir a relação econômica de compra e venda de

Relacionados