Como respirar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Respirar Corretamente no Treino

Respirar corretamente durante o treinamento, embora tenha grande importância, ainda desperta dúvidas e é ignorado por muitos praticantes. Não existe uma regrapara esse assunto, mas o que a maioria dos especialistas acredita é que se deve evitar a manobra de valsalva (é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tampado) oubloquear a respiração por muito tempo, pois com isso ocorre um aumento significativo da pressão arterial, acompanhado muitas vezes de tontura, desorientação e blecautes (escurecimento da visão), o queé de extremo perigo durante a execução do treinamento.

Aprenda como respirar corretamente e tenha melhores resultados nos seus treinos!

Os tipos de respiração serão apresentados de formaprática, quanto às cargas de treino e as manobras respiratórias mais conhecidas:

TREINO LEVE (TREINO DE RESISTÊNCIA MUSCULAR)

Utilizar a respiração contínua, ou seja, de forma livre, sem a preocupaçãode coordenar a respiração com os movimentos ou com as contrações musculares. É importante que os alunos iniciantes preocupem-se com a técnica de execução do movimento.

TREINO MODERADO OU INTENSO(TREINO DE HIPERTROFIA)

Utilizar a respiração em que haja, na fase concêntrica (ou positiva), a expiração, e na excêntrica, inspiração. Essa forma de coordenação entra e a respiração e a fase deconcentração muscular também é chamada de respiração passiva. Ou, na fase concêntrica, inspiração, e na fase excêntrica, expiração, caracterizando a respiração ativa. Esses tipos citados podem serutilizados de acordo com a mecânica de movimento, como, por exemplo, passivo-abdominal ou supino – ou ativa -, remada ou extensão de coluna. Existe também a possibilidade da utilização da respiraçãocombinada, em que pode ocorrer a expiração após a fase mais difícil do movimento até o final da fase concêntrica (por exemplo: no exercício rosca direta, em que na metade da amplitude se dá o ângulo de...
tracking img