Como respeitar a hiztória de cada aluno e aconpanhá -

374 palavras 2 páginas
COMO RESPEITAR A HIZTÓRIA DE CADA ALUNO E ACONPANHÁ-LO EM SUAS NECESSIDADES, PRESSIONADOS PELO PEQUENO NÚMERO DE HORAS/AULA E MUITOS ALUNOS POR SALA?

O respeito no que se refere ao aluno seria um olhar sensível a sua necessidade em particular.
A aprendizagem é um caminho percorrido de um ponto de partida e um ponto de chegada e a mudança está nessa caminhada, feita pelo aluno junto com o professor. Nessa caminhada percorrida as disciplinas e as tarefas escolares devem ser cumpridas para se atingir um acúmulo de conhecimentos se tornando aprendizagem.
A pré- requisitos para se respeitar tais como não perguntar aos alunos algo que ainda não foi ensinado isso nas avaliações, pois, a avaliação é um método tradicional para saber sobre o conhecimento de uma determinada área.
Cada etapa desse trajeto do aluno para se ter conhecimento deve ser respeitada e se o envolvimento do aluno não obtiver êxito deverá ser reiniciá-lo, para que o objetivo seja alcançado.
A escola é detentora em si mesma nessa caminhada sendo coadjuvante no tempo de partida e chegado na história escolar do aluno. Um problema seria em que os professores não conhecem os alunos, não há tempo hábil para isso.
Quando falamos de retenção e reprovação estaríamos negando a identidade do aluno suas dificuldades e potencialidades sendo ambas característica do aluno mas que no entanto não foram suficientes para a avaliação tradicional.
O que deve ser feito é respeitar o aluno ter um campo aberto onde o passado dele contribui para a construção do futuro. O olhar do professor precisa contemplar o aluno de forma sensível respeitando cada moimento sendo importante para sua construção do que se refere ao conhecimento.

FALA-SE EM UM “POSSÍVEL” QUANDO SE PENSA EM REDESENHAR A PRÁTICA AVALIATIVA EM NOSSAS ESCOLAS?

A avaliação institucional foi fortalecida pelo processo tecnicista e é difícil vê-la um dia sendo exercida em benefício da escola democrática, isso seria ou é utopia. Tal descrédito foi

Relacionados