Como reduzir 20% de energia na residência e na universidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De: Jose Valderi Cavalcante Silva

Enviado em: quarta-feira, 1 de dezembro de 2004 13:27
Para: Jose Nilson da Mota

CICE DA CODEMIG - Lista de Providências para ano 2005
 
Att.: Ao Presidente e membros da Cice da CODEMIG
 
Um roteiro básico para conhecimento dos membros da CICE ( Edinéia, Ludmar e simião ).
 
1)      Verificar se a conta de energia é em BT (Baixa Tensão) ou MT(Média Tensão). Se for em MT verificar, junto a concessionária de energia elétrica, se o contrato é o melhor para a instalação e se não está sendo cobrada demanda reativa (kVAr) e/ou energia reativa kVArh) na ponta ou fora de ponta, quando for o caso.
2)      Em BT ou MT verificar também se o ICMS está com o valor igual a Zero (isento). Se o valor for diferente de ZERO procurar a concessionária deenergia elétrica para solicitar isenção do imposto.
3)      Fazer o levantamento de carga de iluminação, ar condicionado, computadores, elevadores (quando houver) e outros equipamentos utilizando as planilhas específicas do Manual de Treinamento das Cices. Caso fique caracterizado que existe potencial de economia de energia pleitear junto a Concessionária de energia elétrica que seja feito uminvestimento em modernização das instalações elétricas utilizando os recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) que cada concessionária tem que apresentar anualmente à Aneel
4)      Providenciar todas as contas de energia de 2003 e 2004 , e fazer o seguinte levantamento: consumo mensal, valor pago, total de dias trabalhados no período indicado na conta (leitura anterior e leitura atual).5)      Fazer um planejamento das principais ações de conservação de energia a partir do rateio de energia obtida nas planilhas do Manual, objetivando economizar 15% de energia, observando que este valor deve ser obtido no consumo específico.
6)      Trocar as buchas de todas as torneiras, que estiverem pingando, para que, com a economia de água, seja também economizada energia elétrica.7)      Verificar, na instalação, se existem lâmpadas incandescentes. Neste caso, trocá-las por lâmpadas fluorescentes compactas de 23 W ou 27 W, com reatores eletrônicos e Selo Procel. Para cada ambiente é necessário definir o IRC (Índice de Reprodução de Cor) e o TCC (temperatura de Cor Correlata). O IRC deve ser maior que 0,85% e o TCC deve ser de 2500 a 4000 °k (cor neutra)
8)      Nasluminárias com lâmpadas fluorescentes convencionais de 40 W ou 20 W fazer o seguinte procedimento: se a lâmpada queimar trocar somente a lâmpada. Se o reator queimar troca-lo por um reator eletrônico, de alto fator de potência, com Selo Inmetro e Selo Procel de 32 W (quando a lâmpada for de 40 W) ou 16 W (quando a lâmpada for de 20 W). Trocar também as lâmpadas para 32 W ou 16 W, respectivamente. Não énecessário substituir as luminárias pois as lâmpadas de 32 W são do mesmo comprimento das lâmpadas de 40 W.
9)      Existe também a possibilidade de substituir as lâmpadas de 40 W por lâmpadas de 28 W, com reator eletrônico. Neste caso, as luminárias também devem ser substituídas pois as lâmpadas de 28 W são menores que as lâmpadas de 40 W ou 32 W.
10)  Atenção: em qualquer situação para cadaambiente temos que ter um nível de iluminância de acordo com a Norma ABNT 5413. Procure um engenheiro eletricista e faça um projeto luminotécnico eficiente.
11)  Se em algum ambiente da instalação não tiver interruptor ou se o interruptor ligar ou desligar várias luminárias fazer o seccionamento de circuitos. Você poderá economizar neste ambiente até 15% de energia.
12)  Instalar sensores depresença nos locais de pouco movimento – escadas entre andares, almoxarifados, depósitos, salas de reunião, hall de elevadores, etc.
13)  Nos aparelhos de ar condicionado fazer a limpeza dos filtros 1 vez por mês, proteger os aparelhos de janela contra raios solares instalando uma proteção de chapa galvanizada e verificar se na frente dos aparelhos de ar condicionado não existem cortinas,...
tracking img