COMO PODEMOS ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO CONCEITUAL DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA?

1816 palavras 8 páginas
Enrique Dussel

Não há como negar a importância de Enrique Dussel como um importante pensador contemporâneo, principalmente pela sua obra dedicada a Filosofia da Libertação, que ao lado de outros grandes pensadores como Arturo Roig, Rodolfo Kusch, Leopoldo Zea, Hugo Asmmann, Pablo Guadarrama, vem repensar não apenas uma nova política para a America Latina, mas uma concepção humanística de fazer política, onde o homem tem fundamental importância na participação e na construção de uma nova sociedade e na práxis de governa-la.
Em sua obra, defende interessantes conceitos sobre a atual situação da ordem política e econômica mundial (capitalismo, neoliberalismo e globalização), que longe de ser uma perfeição criada pelo homem, traz consequências negativas para a sociedade, criando vítimas. Entende-se como conceito de vítima os indivíduos ou os povos que simplesmente foram excluídos ao longo do processo de evolução histórica da sociedade, ficando a margem do desenvolvimento e da participação política, ou seja, vozes que não são ouvidas e vidas que perdem a importância.
É fácil deduzir que se a ordem vigente, que prega uma democracia liberal e participativa a partir de um discurso baseado na liberdade, desenvolvimento social e dignidade humana ainda permite que existam essas vítimas, é porque é uma ordem falha, uma vez que não consegue (ou se omite) em atender a todas as (justas) demandas sociais.
Muito pertinente essa situação, quando leva ao descontentamento provocado pela pressão ou necessidade pelo sofrimento, leva ao surgimento de movimentos políticos de contestação no campo político, afrontando a ordem existente.
O que a filosofia da libertação propõe vai muito além de movimentos que se insurgem contra a ordem existente, mas a criação de uma nova ordem baseada principalmente na valorização do ser humano, como peça chave no desenvolvimento sócio econômico e político.
Para construção dessa nova ordem em substituição a ordem existente, Dussel analisa

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas