Como os japoneses aprenderam seu markenting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Azeredo, Odélia.

Resumo: Como os Japoneses Aprenderam seu Marketing?
KOTLER, Philip. A nova concorrência. Rio de janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1986.

A ORIGEM
O pensamento de Marketing dosjaponeses teve início por volta de 1650. E este, foi desenvolvido pelos mercadores japoneses que eram considerados a classe mais baixa da sociedade, por serem considerados improdutivos.
SegundoDrucker apud Kotler (1986) o Marketing foi inventado no Japão por volta de 1950 pelo primeiro membro da família Mitsui a se estabelecer em Tóquio como comerciante, abrindo o que se poderia chamar de aprimeira loja de departamentos.

O PENSAMENTO DE MARKETING EM TRANSIÇÃO
As reformas Meiji (Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que seestendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial) se originaram de uma vontade dedesenvolver o Japão para que ele fosse economicamente forte e militarmente capaz de se proteger da crescente influência dos invasores ocidentais. Esse novo governo estimulou a industrialização.

O PERÍODO DAREVOLUÇÃO DO MARKETING
Os grandes pensamentos de marketing surgiram após a Segunda Guerra Mundial.
O governo japonês adotou diversas políticas voltadas para a recuperação econômica e deu váriasformas de apoio às indústrias que pareciam essenciais à recuperação econômica. Uma das conseqüências dessas políticas foi o surgimento de uma sociedade de consumo em massa. Com isso houve a expansão dasindústrias de bens de consumo, e um grande número de empresas surgiram. Gerando assim, uma grande concorrência. Nesse ponto, os japoneses procuraram por instrumentos de marketing mais modernos esofisticados.
Na área acadêmica os japoneses recorriam às traduções de livros de teorias e de casos de Marketing americanos.

IMPACTO NAS MUDANÇAS DE MARKETING
Desde 1960, as empresas japonesas,...
tracking img