Como os japoneses aprenderam seu markenting

562 palavras 3 páginas
Azeredo, Odélia.

Resumo: Como os Japoneses Aprenderam seu Marketing?
KOTLER, Philip. A nova concorrência. Rio de janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1986.

A ORIGEM
O pensamento de Marketing dos japoneses teve início por volta de 1650. E este, foi desenvolvido pelos mercadores japoneses que eram considerados a classe mais baixa da sociedade, por serem considerados improdutivos.
Segundo Drucker apud Kotler (1986) o Marketing foi inventado no Japão por volta de 1950 pelo primeiro membro da família Mitsui a se estabelecer em Tóquio como comerciante, abrindo o que se poderia chamar de a primeira loja de departamentos.

O PENSAMENTO DE MARKETING EM TRANSIÇÃO
As reformas Meiji (Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial) se originaram de uma vontade de desenvolver o Japão para que ele fosse economicamente forte e militarmente capaz de se proteger da crescente influência dos invasores ocidentais. Esse novo governo estimulou a industrialização.

O PERÍODO DA REVOLUÇÃO DO MARKETING
Os grandes pensamentos de marketing surgiram após a Segunda Guerra Mundial.
O governo japonês adotou diversas políticas voltadas para a recuperação econômica e deu várias formas de apoio às indústrias que pareciam essenciais à recuperação econômica. Uma das conseqüências dessas políticas foi o surgimento de uma sociedade de consumo em massa. Com isso houve a expansão das indústrias de bens de consumo, e um grande número de empresas surgiram. Gerando assim, uma grande concorrência. Nesse ponto, os japoneses procuraram por instrumentos de marketing mais modernos e sofisticados.
Na área acadêmica os japoneses recorriam às traduções de livros de teorias e de casos de Marketing americanos.

IMPACTO NAS MUDANÇAS DE MARKETING
Desde 1960, as empresas japonesas,

Relacionados