Como os educadores podem lidar com crianças que apresentam transtorno do déficit da atenção e hiparatividade. (tdah)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA APARECIDA CARVALHO PINTO GODINHO

COMO OS EDUCADORES PODEM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO DÉFICIT DA ATENÇÃO E HIPARATIVIDADE. (TDAH)

Ipatinga
2009

MARIA APARECIDA CARVALHO PINTO GODINHO

COMO OS EDUCADORES PODEM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO DÉFICIT DA ATENÇÃO EHIPARATIVIDADE. (TDAH)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador: Eliane Araman
Tutor Eletrônico: Ana Carolina F. da Silva
Tutor de Sala: Dinair Abreu de Almeida sales

Ipatinga
2009

Dedico este trabalho aos meus
familiares principalmente ao Múcio meumarido.
Pela compreensão que sempre tiveram comigo
nos momentos em que os deixava para ir em busca
de conhecimento e crescimento pessoal/profissional.


AGRADECIMENTOS

A Deus pela oportunidade de,em cada etapa da vida, vencer os obstáculos com fé e coragem e pela oportunidade de fazermoseste curso de Graduação, pois sem a ajuda dele nada conquistaria.
Agradeço aos meus pais por ter me dado o dom da vida.
Agradeço em particular ao Múcio, meu marido que a seu modo, fortaleceu em mim a convicção de que nada na vida se conquista sem sacrifício e dedicação.
Agradeço aos professores participantes desta pesquisa pela colaboração e disponibilidade.
Agradeço a todos, amigos eparentes mesmo não citando seus nomes aqui, estão na minha lembrança,sei que apoiaram e torcerão por mim.
Agradeço aos nossos professores, desta Universidade que nos acompanharam de maneira crítica e amigável não medindo esforços e dedicação para transformar nosso ideal em realidade.
A todos os colegas de sala por me proporcionou momentos de companheirismo e alegria, amigas que conquistei ao longodesta jornada.

GODINHO, Maria Aparecida Carvalho Pinto. COMO OS EDUCADORES PODEM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO DÉFICIT DA
ATENÇÃO E HIPARATIVIDADE (TDAH). 2009. 77 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Ipatinga, 2009.

RESUMO

Esta pesquisa pretende analisar, estratificar,listar e disponibilizar os fatores que retratam questões referentes à como lidar com crianças portadoras do Transtorno Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH) em sala de aula. O estudo utiliza como metodologia para a realização desse trabalho pesquisa de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com professores do ensino fundamental sobre o assunto hiperatividade. Este estudo foi suporte pela grandedemanda dessa clientela em nossas escolas e, muitas vezes, os próprios professores não sabem identificar e nem lidar com os alunos hiperativos e não encontram livros à disposição sobre o assunto para auxilio no processo ensino/aprendizagem. A elaboração deste estudo contribuirá para que todos aqueles que direto ou indiretamente (em especial a classe docente) se interessam por informações destanatureza, possam ter acesso às mesmas, através de uma estruturação mais sucinta e concentrada. Partindo do pressuposto de que a literatura esta constituída por uma grande gama de informações distribuída de forma bem dispersa entre os inúmeros autores, tem-se como hipótese: a existência de um leque diversificado de informações sobre como lidar com crianças portadoras de TDAH em sala de aula.Palavras chaves: transtorno, Déficit, Atenção, Hiperatividade.

SUMÁRIO

RESUMO------------------------------------------------------------------------------------------------03
INTRODUÇÃO ----06
CAPITULO 1 - O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)---------------------------------------------------------------------------------------------------08
1.1 Característica do...
tracking img