COMO ORGANIZAR UM CANTEIRO DE OBRAS

708 palavras 3 páginas
CANTEIRO ideal Grupo: Bruna Fernanda
Evelyn Victória
Yurih Lima
Joab Benjamim

Canteiro de Obras

Independente do porte da sua construção, organizar o canterio de obras é uma tarefa importantíssima.

Você sabe o que é canteiro de obras? Nós te explicamos!

“Área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra.”

O canteiro de obra é o local onde serão executados os serviços da obra, e onde se armazenam os materiais que serão utilizados como, cimento, ferro, madeira, ferramentas, etc.. Esta área pode necessitar de instalações provisórias, como depósitos, banheiros, alojamento, escritório de campo, entre outros. Isso dependerá do tipo de obra a ser executada, mas independentemente do tipo, uma coisa é certa,o canteiro de obras deve ser organizado. Com o planejamento do local, evita-se um dos maiores problemas da construção, o desperdício.

Como organizar um canteiro de obras:

A organização do canteiro de obras é uma tarefa fundamental, pois evita o desperdício de tempo na execução de serviços, mantém-se a qualidade dos materiais, e evita-se a perda de ferramentas. Se bem planejado, o canteiro de obras pode ajudar a executar as tarefas com mais facilidade, e ainda diminui os riscos de acidentes com os trabalhadores.
Instalados num local de fácil acesso, os materiais devem ser cobertos, para que fiquem protegidos do sol e da chuva. Caminhos devem ser pré-estipulados para que nada venha obstruir a entrada e saída do local, até mesmo para evitar o acúmulo de entulhos e sobras.

Dicas rápidas para organização no canteiro de obras

Determine o local do canteiro de obras: mesmo que seja um simples rabisco no papel, planeje o que será armazenado no local, e onde os materias serão utilizados.

Limpeza é fundamental: qualquer sinal de sujeira deve ser limpo para que não haja acúmulo de entulho e atrapalhe na movimentação.

Organize o recebimento dos pedidos: peça

Relacionados

  • PlanodeQualidade
    3746 palavras | 15 páginas
  • trabalho
    70264 palavras | 282 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas