Como organismo e organismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EJA: COMO ORGANISMO E ORGANISMO

1 – Como organismo
A igreja de Deus como organismo é:

a) É o corpo místico de Cristo – I Co. 12.23 - Místico no grego é: “Mustikos” que significa: o que diz respeito à vida espiritual, misterioso, sobrenatural.

b) É espiritual, invisível e universal – Hb. 12.23
Compõe-se de crentes regenerados, tirados do mundo para a sujeição completa a Cristo, a cabeçada igreja, como organismo é única.

c) É total e plenamente indivisível e universal – Ef. 4:1-13
“Agora pois há muitos membros, mas um corpo” I Co. 12.20

d) É necessariamente viva – Ap. 3.1
“... e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da IGREJA, que é o seu CORPO, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” Ef. 1.22,23.

“...todo o CORPO, provido e organizado pelas juntas eligaduras vai crescendo em aumento de Deus”. Cl. 2.19.

A igreja de Deus não é apenas uma organização material, formal, social, que implica em condicionamentos humanos e decididamente restrita a uma localidade e normas, Ela é o CORPO VIVO DE CRISTO, cuja cabeça é Ele próprio. “Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” I Co. 12.27. É bem verdade que, a igreja local, constitui-senum “Microcosmo”, isto é, um pequeno universo, do grande universo que é a IGREJA DE DEUS. Hb. 12.23.
2- A Igreja como organização
como organização humana lhe dá condição de manter relações com os governos, instituições e o meio social em que localiza-se, como denominação.
Na qualidade de organização, a igreja é formada de um grupo local, de cristãos batizados nas águas, reunidos em nome deJesus, pelo Espírito Santo, com o propósito de obedecer os princípios da Palavra de Deus, para o serviço exclusivo de Cristo, nosso Senhor.

ATOS 16:5 – “ASSIM AS IGREJAS ERAM FORTALECIDAS NA FÉ E AUMENTAVAM EM NÚMERO DIA A DIA”

NA QUALIDADE DE ORGANISMO A IGREJA É O PALCO DAS OPERAÇÕES PORTENTOSAS DE JEOVÁ, ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO SOBRENATURAL DO ESPÍRITO SANTO SOBRE CADA CRENTE OUCOLETIVAMENTE, ENTRETANTO, COMO ORGANIZAÇÃO É O CENTRO DAS ATENÇÕES DE TODOS, DO ALTRUÍSMO CRISTÃO, DO RECEBIMENTO DA BENÇÃO, RESTRITA AS FORMALIDADES LEGAIS.
Vejamos agora cinco diferenças entre a Igreja como organização e como organismo.

COMO ORGANIZAÇÃO COMO ORGANISMO
1 – É VISÍVEL 1 – É INVISÍVEL
2 – É LOCAL 2 – É UNIVERSAL
3 – É HUMANA3 – É DIVINA
4 – É TEMPORÁRIA 4 – É PERPÉTUA
5 – É IMPERFEITA 5 – É PERFEITA



Tema: COMO DEVE FUNCIONAR A IGREJA COMO ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Danilde Toniato Sales
Prof. Ademildes
Instituto Teológico Quadrangular-ITQ
Curso Teologia (1ª série) Administração eclesiástica
23/08/2012

1 INTRODUÇÃO

A Igreja é, aomesmo tempo, organização e organismo. É estrutura material ao mesmo tempo em que é organismo vivo. Trata de questões materiais, mas também de questões “espirituais”. A igreja tem, portanto, duas dimensões. A dimensão organismo diz respeito à sua razão de ser, enquanto a organizacional, diz respeito à estrutura que permite que ela seja o que deve ser.

2 COMO DEVE FUNCIONAR A IGREJA COMOORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

A igreja de Deus não é apenas uma organização material, formal, social, que implica em condicionamentos humanos e dedicadamente restritos a uma localidade e normas, Ela é o Corpo Vivo de Cristo, cuja cabeça é Ele próprio. “Hora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. É bem verdade que a igreja local, constitui-se num “Microcosmo”, isto é, umpequeno universo, do grande universo que é a Igreja de Deus. A igreja de Deus como organismo é o corpo místico de Cristo, que diz respeito à vida espiritual, misterioso e sobrenatural. É espiritual, invisível e universal e compõe-se de crentes regenerados, tirados do mundo para a sujeição completa a Cristo, a cabeça da igreja, como organismo é única. É total e plenamente indivisível e universal,...
tracking img