Como motivar em tempos de crise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Qualquer que seja o ramo de uma empresa é muito importante que seus colaboradores tenham um sentido maior do que apenas colecionar dinheiro.
Hoje a maioria das empresas desenvolve programas de motivação fundamentados em gratificações financeiras, o que não deixa de ser interessante, pois assim é possível aumentar a remuneração, porém deve-se ressaltar que o fator financeiro éimportante, mas não é nem de longe a mais importante condição para que os funcionários mantenham-se motivados.
O melhor motivador, sem dúvida, é um líder capaz de tocar o coração de seus colaboradores e mostrar a importância de seu trabalho. O verdadeiro líder cria condições para a pessoa realizar o seu máximo independentemente de prêmios, ou gratificações. Um bom líder consegue fazer com que seugrupo o siga, para que juntos consigam alcançar os objetivos pré estabelecidos pela organização.
A motivação move pessoas e organizações e é ela que nos impulsiona sempre em nossas decisões.
Entretanto, uma equipe desmotivada pode complicar e muito o bom andamento de uma empresa, pois funcionários desmotivados tendem a faltar mais, chegar atrasado, não cumprir com prazos e o que é pior podemtransmitir seu descontentamento para os demais contagiando toda a equipe.
No decorrer do trabalho, foi vislumbrada a revisão de literatura baseada em autores renomados que conceituam sobre o tema apurado, de modo a identificar os principais aspectos relacionados à motivação empresarial.

1.1 TEMA

Como Motivar em Tempos de Crise

1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Processos e procedimentos nãodefinidos adequadamente podem resultar na insatisfação de empregados, bem como perda destes para o mercado de trabalho.
Diante desta afirmação problemas em relação à motivação dos funcionários podem ocasionar queda de produtividade em uma organização?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem o objetivo de revisar os principias autores sobre o assunto em questão e compararsuas definições com o problema apresentado. Desta forma, pretende-se mostrar os conceitos acerca da problemática, delineando uma possível solução.

1.3.2 Objetivos Específicos

I. Revisitar a literatura de forma a identificar as abordagens atuais sobre a problemática deste trabalho;
II. Identificar as principais idéias dos autores acerca da problemática;
III. Apresentar essas idéias.

2METODOLOGIA
Pesquisa é uma ferramenta no sentido de buscar uma resposta para uma questão, é procurar uma informação que seja adequada e suficiente para solução de um problema. Para Rummel (1972, apud MARCONI et AL. 2007), “...dois significados: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigaçõesmais aprofundados”.
O ponto de partida para uma pesquisa segundo Vera (1979, apud MARCONI et AL. 2007) encontra-se no problema, o qual deverá ser avaliado, analisado e posteriormente a busca de uma solução. Pesquisar não é somente procurar a verdade, mas sim encontrar respostas para as questões abordadas apoiando-se em métodos científicos.
Diante disto, é necessário considerar que existemvários modelos de pesquisas com características próprias, segundo CERVO et AL. (2002). Aqui será destacada a que foi utilizada na realização deste trabalho

Pesquisa Bibliográfica: Procura explicar um problema a partir de referencias teóricas publicada em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existente sobre um determinado tema ou problema;Este trabalho foi realizado através de pesquisas teóricas baseadas em diferentes livros, artigos de autores renomados, de modo a apresentar os principais conceitos.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Barnard apud Carvalho et al. (2002) “a principal função do gerente é estabelecer e manter um sistema de comunicação”.
Para Simon apud Carvalho et al. (2002), um dos sistematizadores da Teoria...
tracking img